GOSTOU?ME SIGA!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Fuxico vários modelos

Origem do nome

O nome FUXICO tem uma origem no mínimo peculiar. Surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos ... fazer fuxicos.

Para começar é preciso aprender primeiro a fazer o fuxico.
Lembre-se de que uma pequenina unidade deste trabalho é como uma célula. Consiste em
umas trouxinhas de panos, feitas com sobras de tecidos.
Os materiais utilizados são pedaços de tecido, linha e agulha. Para juntar os fuxicos, use linhas de tapeceiro OU DE BORDAR. Mais resistentes, elas evitam que as emendas arrebentem.

Não há restrição quanto aos tecidos, mas o algodão é o mais indicado para os iniciantes. Não há regra quanto ao número ideal de pregas a serem feitas no pano, mas quanto mais próximos os pontos, mais aberta a peça ficará; quanto mais distantes, mais franzida. Assim, cada pessoa deve chegar ao seu próprio estilo.

Basicamente, a técnica pode ser dividida em quatro etapas:

Risque o avesso do tecido escolhido com lápis ou giz de costura em um molde redondo, que pode ser uma tampinha, um copo ou um círculo de papelão.
Recorte o pano, bote a linha na agulha e comece a alinhavá-lo com a borda virada para dentro até chegar ao ponto de início
Puxe a linha para franzir e vá ajeitando o fuxico com os dedos no meio da trouxinha
Arremate e passe a agulha pelo centro do tecido , para esconder o nó.

Antes de colocar a mão na massa, confira as dicas para conseguir um efeito bem legal nas suas peças trabalhadas com o fuxico.

O ideal para iniciantes é escolher um tecido tipo malha, que não desfia e é mais fácil de trabalhar. Mas o fuxico pode ser feito com qualquer tecido. Os grandes estilistas usam tecidos finos como sedas, brocados e outros diversos, para criar peças sofisticadas.

Para criar um visual bem alegre, misture cores na sua composição. Outro efeito que fica interessante é usar tons diferentes da mesma cor. O rosa e azul são cores que estão com tudo na coleção outono-inverno.

Use linhas da mesma cor do tecido para conseguir um acabamento mais bonito. E capriche na costura.

Se desejar, use o fuxico para recobrir peças já prontas, renovando o que você já tem em casa.

Não se esqueça que o lado franzido deve ser colocado para cima. A aparência semelhante a uma flor, é a graça do fuxico.

Com passo-a-passo que o Portal ACESSA.com preparou, você pode criar modelos exclusivo. A professora de artes, Rosângela Delgado Pires, e a aluna, Rosemar Maria Rocha, da Casa da Menina Artesã, ensinam como fazer a florzinha do fuxico.

Para fazer o fuxico, você vai precisar de:

tesoura
retalhos de panos
agulha
linha
um molde redondo

1 - Recorte o molde do tamanho desejado. 
Lembre-se: o tamanho final de cada fuxico vai ser aproximadamente a metade do diâmetro do círculo que você cortar.
Se quiser, use um tampa de um recipiente redondo como molde.

2 - Depois, fixe o molde sobre o tecido e recorte contornando-o. Se preferir, use giz de tecido para riscar os moldes no tecido. Recorte quantos achar necessário.

3 - Alinhave em volta de todo o contorno, bem próximo à beirada do círculo. Ao terminar o alinhavo, ou seja, ao chegar novamente ao ponto inicial, puxe a linha para franzir, formando uma flor. Arremate o alinhavo.

4 - Repita o processo fazendo muitas flores. Uma vez que elas estiverem prontas, una-as dando pequenos pontos nas laterais, até formar a peça desejada.
Para se inspirar
Chaveiros, acessórios, bolsas, almofadas. Agora que você já sabe como fazer o fuxico,com um pouco de criatividade, você pode dar um visual novo a almofadas e roupas antigas. Ou ainda criar peças novas como este vestido de noiva de fuxicos
.

...............................

.................

Dicas de Sueli Fernandes - artesã
Tel.: (11) 6956-0034

MATERIAL
- Tecido retalhos

- Agulha

- Miçanga

- Tesoura

- Lápis

- Cartolina para o molde

MODO DE FAZER

Fuxico Tradicional

- Dobre o tecido, risque com o molde e prenda com um alfinete para não escapar

- Corte e faça um alinhavo na volta, puxe e aplique uma miçanga

Fuxico de Bico

- Risque o tecido no tamanho oitavado e corte

- Dobre ao meio e depois ao meio de novamente

- Costure a parte de baixo

- Para montagem, coloque um ao lado do outro e depois intercale até o tamanho desejado

Fuxico Invertido

- Risque o tecido com o lápis no tamanho do molde e corte

- Dobre o tecido ao meio e depois mais duas vezes, costure a ponta do fuxico

- Para montagem, coloque um ao lado do outro e intercalando

Fuxico Margarida

- Marque o tecido de quatro em quatro centímetros, desfie e passe a agulha nas quatro pontas do quadrado, puxe e faça um ponto para prender

- Pegue novamente nas quatro pontas em cima do de baixo

- Depois pule dois quadrados e repita o mesmo procedimento intercalando os pontos

././././././././././././././././

Querida Isabel, espero te ajudar com os fuxicos, coloquei fotos de tudo que achei na net a respeito.
Este esquema abaixo é pra fazer o fuxico em forma de flor, onde se dobra o circulo alinhava-se e sem arrebentar a linha vai se juntando outras "pétalas" (circulos dobrados) até a quantidade de petalas desejadas , e só então se puxa pra formar a flor.
Se quiser fazer o fuxico simples (veja acima apesar das fotos estarem um pouco fora da ordem)é so alinhavar a toda volta do circulo de pano (sem dobra-lo) e puxar a linha do alinhavo até que fique uma rodinha franzida. O vestido da foto por exemplo, é feito com a união de fuxicos simples, só que os circulos para fazer os fuxicos eram de vários tamanhos.

7 comentários:

  1. Olá Daria, comecei a fazer fuxicox agora e gostaria de saber como faço para imenda-los, sem q a custura apareça.
    se poder me ajudar ficarei muito grata. seu Blog e´Lindo Amei!!!!
    bjinhusss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vc conseguiu reunir bastante coisa sobre fuxico. Adorei as dicas e vou tentar fazer os modelos diferenciados. Acho que faltou apenas colocar a flor de fuxico quadrado que também fica muito bonita e é bem fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  3. eu tambem faço fuxico mais de maneira diferente se quiser saber entre em contato comigo.ninha_helena03@hotimail.com

    ResponderExcluir
  4. eu tbm faço fuxico e nas horas vagas eu fico fazendo . adorooooo !!!

    ResponderExcluir
  5. aprendi a fazer fuxico em crianca.e uma arte facil e incrive pois da para fazer tudo o que a imaginacao quiser.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro fazer fuxico, faço blusas, saias, topes, o que imagina eu faço. Muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente é uma técnica muito versátil. beijos

BLOGS DE PASSO A PASSO