segunda-feira, 21 de julho de 2014

NHANDUTI OU TENERIFE OU RENDA SOL FEITO NO ALFINETEIRO

NHANDUTI OU TENERIFE FEITO NO DISCO DE ALFINETES DE BOLA

Material: 
Tear de Nhanduti (usar um disco pequeno), 
linha Anchor mesclada, 
agulha de bordado sem ponta.

Execução: Segure a ponta da linha no centro do tear, leve o fio até o prego superior, passe por volta dele e desça até o fio em sua direção no outro extremo do tear, continue assim, trabalhando sempre em sentido horário, contornando todos os alfinetes. 

Depois de trançar todo o espaço amarre o centro, faça um nó e corte o fio. 
Com a agulha sem ponta e um fio de aproximadamente 50 cm, comece a tecer, passando a agulha pelo primeiro fio por baixo, no segundo por cima, e assim por diante até formar o círculo completo, puxe bem o fio. 
Proceda dessa forma por mais 14 círculos, sempre apertando bem para formar um miolinho bem firme. 
Deixe 1 cm de distância entre o miolo e a cada 4 fios dê um nó, siga este passo até fechar o círculo. 
Passe agora para a beirada e repita o processo dos nós a cada 4 fios só que alterando a posição dos nós, e assim formando um losango. 
Está terminado, solte os alfinetes, e você terá uma rendinha pronta, repita esta operação 49 vezes, depois emende com nozinhos bem delicados, conforme a foto da toalha.

Criação e Execução: Leila Froes