domingo, 8 de agosto de 2010

Pintura em Tecido Molhado Rosas



Materiais:
Tecido 100% algodão

Tinta para tecido nas cores:
branco, sépia, amarelo ouro, vermelho vivo, capuccino, cinza lunar e púrpura,
Pincéis Condor:
Ref. 456 nº 12 e 14,
ref. 454 nº. 10 e
ref. 224 nº10
Pulverizador
Papel carbono nas cores:
verde claro, rosa claro ou amarelo claro
Lápis 6B
Placa de M.D.F (EUCATEX), ou qualquer material firme que possamos usar como base para fixar o tecido (ex: acrilico, madeira, papelao bem grosso etc)
Álcool
Cola permanente
Passo a passo:

Primeira etapa:

1. Transfira o risco para o tecido com auxilio de papel carbono ou a mão livre com lápis 6B
2. Passe a cola permanente com um pincel largo sobre a placa de Eucatex e deixe secar. Depois de seca, a cola ficará grudando nas maos e com isso quando voce colocar o tecido ele ficará bem esticado para pintar mas sairá facilmente quando terminar o trabalho.
3. Molhe todo o tecido com risco com a mistura de água e álcool na proporção indicada com o pulverizador; pulverize cerca de quatro dedos alem da área desenhada.
4. Com o pincel Condor ref. 456 - 12 preencha as pétalas da rosa com a cor vermelho vivo partindo do centro para as pontas (obs. O corpo da rosa fica sem tinta no momento).
5. Com o pincel Condor ref. 456 - 12 e as cores capuccino mais vermelho vivo e capuccino mais sépia misturados na ponta do pincel faça as folhas alternadamente com movimento do centro para a lateral e da lateral oposta para o centro.
6. Aplique uma camada da mistura de água e álcool sobre todo o risco.
7. Com o pincel Condor ref. 456 - 14 e a cor capuccino faça a sombra ao redor de todo o risco, esfumaçando-a com movimentos circulares e suaves para não demarcar as tintas.
8. Com o pincel Condor ref 224 - 10 e a cor branca, faça a luz das folhas sempre no sentido contrario a cor já colocada utilize sempre o pincel em pé.
9. Com o pincel Condor ref 224 - 10 e a cor branca preencha o corpo da rosa em leves pinceladas, em seguida as cores vermelho vivo mais branco misturados na ponta do pincel faça as pétalas que compõem a boca da flor com pinceladas em forma de ¨C¨ para o lado esquerdo e em virgulas para o lado direito, alternadamente entre uma e outra, em seguida faça as pétalas que irão compor o corpo da flor no sentido de fora para o centro.
10. Deixe a peça secar para a fixação da tinta por 12 horas na posição horizontal


Segunda Etapa

1. Molhe todo o risco novamente com a mistura indicada.

2. Com o pincel Condor ref. 454 - 10 e a cor cinza lunar faça uma segunda sombra ao redor de todo o risco, sempre com movimentos circulares; procurando deixar o fundo suave e sem demarcar as pinceladas.
3. Pulverize mais uma camada da mistura sobre o trabalho, seguindo o mesmo procedimento.
4. Com o pincel Condor ref. 454 - 10 e a cor cinza lunar faça a separação entre as folhas e flores escureça as flores e folhas que estão por baixo uma das outras.
5. Com o pincel 224 - 10 e a cor púrpura escureça as pétalas ao redor do corpo e da boca da rosa, com pinceladas do centro para as pontas em pouca quantidade em seguida aplique os contornos seguindo o mesmo procedimento usado acima, na primeira etapa, sempre com o pincel em pé.
6. Com o mesmo pincel e a cor branca em pequena quantidade aplique uma camada sobre as folhas apenas para acentuar aplique no mesmo sentido aplicado na primeira etapa.
7. Para as folhas de fundo use o pincel Condor 224 - 10 e a cor púrpura diluído em água.
8. Para os galhos e nervuras use o pincel Condor ref. 224 - 10 e a cor sépia diluído em água.
9. Deixe a peça secar por 72 horas e fixe a tinta com o ferro quente

Se quiser assistir ao video da aula acesse

www.programaartebrasil.com.br
Exibição:
video aula de 22.04.2010 -nPintura em Tecido Molhado Rosas
Artesão (a):Luis Moreira
www.luismoreira.com.br - (19) 3496-1893
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

ARQUIVO DO BLOG