quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Faça você mesmo seu modelador de EVA

Passeando pelo http://monicasos.blogspot.com encontrei esse passo a passo que achei muito útil.Façam uma visita lá tem muita coisa legal!


Material Necessário:


1 latinha de Plástico que caiba a bola dentro
(pode ser de margarina ou dessas de 1,99)
Bola ou molde de sua preferência ( usei a bola de 75mm)
1 kg de gesso em pó ( + ou - , vai depender do tamanho da latinha)
Plástico filme
Óleo ou manteiga para untar a bola
Fita adesiva
Tinta PVA, ou outra que impermeabilize o gesso (acho quE a acrílica serve)



Como fazer:


Passe o plástico filme na bola já coberta com o EVA, ou molde que vai fazer a forma
Obs: no meu caso não cobri a bola de EVA, mas recomendo que cubram, pois o molde
ficou muito justo, assim tive que lixar a bola depois para dar pra encaixar na hora de moldar.




ponha o gesso em pó na latinha e dissolva com água mexendo bem.
Se não conseguir o gesso, creio que pode usar cimento ou massa acrílica PVA
que serve também


Introduza a bolinha, depois de untada com o óleo ou manteiga,
ou o molde que queira fazer a forma até
o meio, de maneira que possa retirar depois de seco.



cole uma fita por cima para fixar a bola no lugar desejado,



espere secar e retire a bola.
Uma dica que dou é que não deixe secar muito, pois vai
ficar mais difícil retirar a bola.
No meu caso esperei uns 30 min, porém o tempo vai depender
da consistência da mistura e o clima de sua cidade.


Depois que estiver bem sequinha, pode-se lixar para tirar algumas
imperfeições e passe a tinta para impermeabilizar e não manchar o EVA.



Então está pronta sua "modeladora de EVA"
Para usar é só esquentar o EVA com o ferro, soprador ou
prancha de cabelo,
colocar no modelador e precionar a bolinha em cima,
não precisa nem puxar as pontinhas...



depois é só retirar e tá prontinha sua bolinha modelada...
Fica muito fácil de fazer e a modelagem fica muito boa.

Ah! como disse anteriormente devem cobrir a bolinha com EVA antes de pô-la
no gesso, ou então deverão lixá-la ao final para diminuir um pouquinho a expessura e ficar
mais fácil retirar do molde, pois fica bem justinha.
Nesse caso eu lixei e ficou muito bom...
Fiz com a bolinha de 75mm, porém essa técnica dá pra fazer de outros tamanhos
e modelos, inclusive os pesinhos.

Um comentário:

Que bom que você veio me visitar! Volte logo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

ARQUIVO DO BLOG