quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aula para iniciante de tricot

1a. aula básica de Tricô para iniciantes

MATERIAL

1 par de Agulhas para Tricô (numeração à gosto)

Lã ou Linha compatível com a numeração da agulha (à gosto).

Os números vão desde o n. 2 ao n.20.

Existindo até agulhas gigantes

EX: n.2, n.2,5, n.3, n.3,5...e assim em diante.

1 - Colocando os pontos na agulha

Pegar o fio que for tricotar e segurar o lado menor (onde vamos contar os pontos), do lado esquerdo, segurar com a mão esquerda passando os fios por cima dos dedos, polegar e indicador, e com o movimento passando , entre os 2 dedos, depois, por baixo do polegar, por cima do indicador e por dentro do polegar, deixar cair os fios dos dedos e puxar de leve, formando o ponto. ( na 1a carreira não pode apertar os pontos).

Dica: Com um metro e meio de fio do lado esquerdo conseguimos colocar 100 pontos na agulha.
este vídeo ensina as formas de fazer a laçada inicial 
http://youtu.be/GuRCmBBCJZ0
este vídeo ensina outro jeito fácil de começar o tricô

http://youtu.be/eGryYNeWaSE

2 - Ponto Trico:

é o primeiro ponto básico
 este vídeo ensina o ponto tricô
http://youtu.be/EiHf2e3rnNM

(colocar a agulha direita dentro do 1o. ponto da agulha esquerda, pela frente, dar uma laçada com o fio na frente e, retirar da agulha esquerda, deixando cair o ponto da agulha esquerda e ele então passará para a agulha direita)

3 - Ponto Meia:
é o segundo ponto básico
 este vídeo ensina o ponto meia
http://youtu.be/fYcU3UIWi_4

(colocar a agulha direita dentro do ponto da agulha esquerda, com o fio para tras, dar uma laçada na agulha e retirar o ponto deixando cair da agulha esquerda, e ele então passará também para a agulha direita)

http://youtu.be/MfZHswtFyzM

O interessante é que um é o avesso do outro, isto é: o ponto trico é o avesso do ponto meia e vice versa.

Sendo que: com estes 2 pontos confeccionamos não só peças lindas, mas também com a combinação de ambos é que surgem então os outros infinitos pontos do trico como:

Ponto arroz simples, ponto arroz duplo, ponto sanfona simples 1/1, sanfona dupla 2/2etc...

4 - Arrematar o trabalho da agulha

Depois do trabalho pronto, para retirar das agulhas, colocar a agulha direita, pegando 2 pontos juntos em trico, fazendo o ponto, volte o ponto que se formou na agulha direita para a agulha esquerda e pegue novamente 2 pontos juntos em tricô, repetir até o final da carreira. Corte o fio, passe por dentro do ultimo ponto e puxe para não desmanchar.
http://youtu.be/rNlxn6HsZas

*Rosângela Chicote - Artesã

Fone: 19 - 3276-2535

roachic@yahoo.com.br / www.tricofacil.blogspot.com

www.apostilasedvds.blogspot.com