" Para fazer renda Nhanduti é preciso um pequeno tear circular. Existem várias maneiras de se obter esse tear, dá até para fazer em casa utilizando materiais recicláveis.
Vou ensinar como fazer um pequeno equipamento (o chamado tear de nhanduti) usado para confeccionar a renda.
Com esse mini tear é possível executar um modelo básico dessa renda tão bonita e tão delicada. Após aprender as técnicas básicas, você poderá usar sua imaginação e criar outras teias, outros teares, outros tamanhos, outros modelos...
by Telma M. do http://www.tearderetalhos.com/2011/10/tecendo-trama-da-renda-nhanduti.html
MATERIAIS
- Alfinetes com cabeça colorida;
- linha;
- retalho de tecido;
- agulhas de costura;
- bandeja de isopor;
- tesoura.
MODO DE FAZER
1-Corte um círculo numa bandeja de isopor, com 10 cm de diâmetro.
2-Corte outro círculo em tecido, com 14 cm de diâmetro.
3-Passe um alinhavo em toda a volta do tecido.
4-Encaixe o isopor sobre o tecido e puxe a linha, franzindo totalmente o tecido. Está pronta a primeira etapa do tear sobre o qual será executada a renda nhanduti.
5-Agora vamos colocar alfinetes ao redor do círculo. Comece dividindo o círculo de isopor revestido de tecido em duas partes iguais e traçando uma linha imaginária no diâmetro.
Espete dois alfinetes de cabeça amarela.
6-Trace agora uma linha imaginária perpendicular à primeira e espete outros dois alfinetes de cabeça amarela.
7-Trace outras duas linhas imaginárias cortando o círculo no diâmetro, só que agora divida ao meio as linhas amarelas. Espete quatro alfinetes vermelhos nestas extremidades.
8-Agora, divida ao meio cada um dos espaços entre os alfinetes amarelo e vermelho e coloque oito alfinetes azuis. No total teremos 16 alfinetes.
Vamos então, ver como se faz o básico da renda Tenerife.
1 - Corte cerca de 2 metros de linha. Passe a linha em torno do primeiro alfinete, o vermelho, da esquerda para a direita.
2 - Segure a ponta da linha com a mão direita, junto com o tearzinho e cruze a outra ponta da linha sobre a primeira, da direita para a esquerda.
3 - Envolva o alfinete oposto, vermelho, da esquerda para a direita.
4 - Cruze a linha em direção ao alfinete azul, localizado à esquerda do primeiro alfinete vermelho, envolvendo-o da direita para a esquerda.
5 - Cruze a linha e leve-a para o alfinete azul oposto, envolvendo-o da esquerda para a direita.
6 - Cruze a linha e direcione-a para o alfinete amarelo localizado à esquerda do primeiro azul envolvido. Envolva-o da direita para a esquerda e volte o fio para baixo, em direção ao amarelo oposto.
7 - Repita os passos anteriores até envolver todos os 16 alfinetes.
8 - Introduza a agulha embaixo de todos os fios, no sentido do último alfinete vermelho em direção ao primeiro alfinete vermelho. Dê duas voltas e um nó com as duas pontas do fio, para que não desmanche.
Com o urdume (base da trama) da renda sol terminado, podemos agora pensar em executar a trama da nossa “teia de aranha”. Leia o artigo e aprenda.
Vamos então fazer uma trama básica, uma teia bem simples da renda nhanduti.
Pegue seu tear de nhanduti com os fios da base já colocados e mãos à obra.
1 - Corte um fio de mais ou menos 1,5 metros de comprimento.
2 - Passe o fio por uma agulha de tapeçaria.
3 - Introduza a agulha por baixo dos 4 primeiros fios do urdume.
4 - Dê um nó passando a agulha por dentro do laço. Faça esse nó de modo que ele fique a cerca de 1 cm do centro. O nó deve ficar bem firme para não desmanchar depois de retirado do tearzinho.
5 - Repita os passos 3 e 4 com os outros12 fios de forma que fiquem 4 blocos de 4 fios unidos entre si por um fio transversal a cerca de 1 cm do centro (formando a primeira teia)
6 - Faça a mesma operação, só que passando por 2 fios apenas, comece pegando o último fio dos 4 que acabou de amarrar e o primeiro fio dos 4 próximos.
7 - Repita o passo 4 para amarrar, só que agora fazendo o nó a cerca de 2 cm do centro
8 - Repita os passos 6 e 7 com os outros fios até amarrar todos, de 2 em 2, formando 8 blocos de 2 fios unidos entre si por um fio transversal a cerca de 2 cm do centro. Está formada a segunda teia.
9 - Está pronta a primeira peça básica de sua renda nhanduti. Observe que se formou uma estrela de oito pontas. Retire a peça do tearzinho e veja como ficou:
10 - Faça 12 peças iguais, una-as e forme uma toalha de bandeja. Se preferir faça mais peças e forme caminhos de mesa, cortinas, colchas e o que mais sua imaginação mandar.
Agora que você sabe o conceito da renda nhanduti poderá fazer variações e obter outros resultados. Una os fios de modo diferente, faça mais teias, preencha os vazios de outras maneiras, invente desenhos. Seja “expert” na arte da renda de agulha.
Ola,estava procurando uma forma simplificada de aprender a fazer essa renda e encontrei com voce.Adorei,ja vou começar a fazer,acho que com essa sua esplicaçao detalhada vou conseguir, Brigaduuu! Bjss.
ResponderExcluirbom dia, poxa vida eu ja fazia esse tipo de trabalho e não sabia que tinha um nome tão chique,e gostei muito da simplicidade das explicações,obrigada por compartilhar sabedoria .pois é uma das coisas que quanto mais se divide mais se adquire
ResponderExcluir