sábado, 21 de junho de 2014

Como fazer o tear para tecer renda Tenerife ou Nhanduti

Mini tear caseiro, executado com masteriais recicláveis, para execução da renda nhanduti, também conhecida como renda sol ou renda tenerife

" Para fazer renda Nhanduti é preciso um pequeno tear circular. Existem várias maneiras de se obter esse tear, dá até para fazer em casa utilizando materiais recicláveis.

Vou ensinar como fazer um pequeno equipamento (o chamado tear de nhanduti) usado para confeccionar a renda.
Com esse mini tear é possível executar um modelo básico  dessa renda tão bonita e tão delicada. Após aprender as técnicas básicas, você poderá usar sua imaginação e criar outras teias, outros teares, outros tamanhos, outros modelos...

by Telma M. do http://www.tearderetalhos.com/2011/10/tecendo-trama-da-renda-nhanduti.html

MATERIAIS

- Alfinetes com cabeça colorida;
- linha;
- retalho de tecido;
- agulhas de costura;
- bandeja de isopor;
- tesoura.

MODO DE FAZER

1-Corte um círculo numa bandeja de isopor, com 10 cm de diâmetro.
2-Corte outro círculo em tecido, com 14 cm de diâmetro.
Círculo de isopor e círculo de tercido para fazer o tear de Nhanduti

3-Passe um alinhavo em toda a volta do tecido.
Tecido sendo alinhavado para depois se fazer a montagem do tear de nhanduti

4-Encaixe o isopor sobre o tecido e puxe a linha, franzindo totalmente o tecido. Está pronta a primeira etapa do tear sobre o qual será executada a renda nhanduti.
Montagem da estrutura do Tear de nhanduti. Encaixando o isopor dentro do tecido alinhavado

5-Agora vamos colocar alfinetes ao redor do círculo. Comece dividindo o círculo de isopor revestido de tecido em duas partes iguais e traçando uma linha imaginária no diâmetro.
Espete dois alfinetes de cabeça amarela.
dividir o círculo com uma linha imaginária e colocar os dois primeiros alfinetes no tear de renda sol,um oposto ao outro.

6-Trace agora uma linha imaginária perpendicular à primeira e espete outros dois alfinetes de cabeça amarela.
Dividir o círculo estrutural do tear de nhanduti em quatro partes iguais e colocar mais dois alfinetes

7-Trace outras duas linhas imaginárias cortando o círculo no diâmetro, só que agora divida ao meio as linhas amarelas. Espete quatro alfinetes vermelhos nestas extremidades.
Dividir as partes anteriores ao meio, chegando a oito partes. O tear de renda tenerife já está com oito alfinetes

8-Agora, divida ao meio cada um dos espaços entre os alfinetes amarelo e vermelho e coloque oito alfinetes azuis. No total teremos 16 alfinetes.
Colocados os dezesseis alfinetes, o tear de nhanduti já está pronto
Vamos então, ver como se faz o básico da renda Tenerife.

1 - Corte cerca de 2 metros de linha. Passe a linha em torno do primeiro alfinete, o vermelho, da esquerda para a direita.
Início da colocação dos fios da base no tear de nhanduti

2 - Segure a ponta da linha com a mão direita, junto com o tearzinho e cruze a outra ponta da linha sobre a primeira, da direita para a esquerda.
Tear de Nhanduti. Colocando os fios do urdume (base da trama)

3 - Envolva o alfinete oposto, vermelho, da esquerda para a direita.
Colocando os fios do urdume no tear de nhanduti

4 - Cruze a linha em direção ao alfinete azul, localizado à esquerda do primeiro alfinete vermelho, envolvendo-o da direita para a esquerda.
Colocando os fios da base da trama (urdume) no tear da renda Tenerife

5 - Cruze a linha e leve-a para o alfinete azul oposto, envolvendo-o da esquerda para a direita.
Renda Tenerife. Colocando os fios da base da trama (urdume) no tear

6 - Cruze a linha e direcione-a para o alfinete amarelo localizado à esquerda do primeiro azul envolvido. Envolva-o da direita para a esquerda e volte o fio para baixo, em direção ao amarelo oposto.
Execução dos fios do urdume (base da trama)para tecer a renda nhanduti

7 - Repita os passos anteriores até envolver todos os 16 alfinetes.
Renda sol ou renda tenerife. Executando o urdume (fios da base da trama)

8 - Introduza a agulha embaixo de todos os fios, no sentido do último alfinete vermelho em direção ao primeiro alfinete vermelho. Dê duas voltas e um nó com as duas pontas do fio, para que não desmanche.
Terminando a execução dos fios da base da trama da renda nhanduti

Com o urdume (base da trama) da renda sol terminado, podemos agora pensar em executar a trama da nossa “teia de aranha”. Leia o artigo e aprenda.

Vamos então fazer uma trama básica, uma teia bem simples da renda nhanduti.
Pegue seu tear de nhanduti com os fios da base já colocados e mãos à obra.

1 - Corte um fio de mais ou menos 1,5 metros de comprimento.

2 - Passe o fio por uma agulha de tapeçaria.

3 - Introduza a agulha por baixo dos 4 primeiros fios do urdume.
Início da execução da trama da renda tenerife ou nhanduti

4 - Dê um nó passando a agulha por dentro do laço. Faça esse nó de modo que ele fique a cerca de 1 cm do centro. O nó deve ficar bem firme para não desmanchar depois de retirado do tearzinho.
Com linha e agulha vai se fazendo as teias da trama da renda nhanduti

5 - Repita os passos 3 e 4 com os outros12 fios de forma que fiquem 4 blocos de 4 fios unidos entre si por um fio transversal a cerca de 1 cm do centro (formando a primeira teia)
Primeira teia da renda nhanduti

6 - Faça a mesma operação, só que passando por 2 fios apenas, comece pegando o último fio dos 4 que acabou de amarrar e o primeiro fio dos 4 próximos.
Renda Tenerife ou nhanduti ou renda sol. Tecendo a trama

7 - Repita o passo 4 para amarrar, só que agora fazendo o nó a cerca de 2 cm do centro

8 - Repita os passos 6 e 7 com os outros fios até amarrar todos, de 2 em 2, formando 8 blocos de 2 fios unidos entre si por um fio transversal a cerca de 2 cm do centro. Está formada a segunda teia.
Execução da renda nhanduti. duas teias transversais executadas.

9 - Está pronta a primeira peça básica de sua renda nhanduti. Observe que se formou uma estrela de oito pontas. Retire a peça do tearzinho e veja como ficou:
Esse é um módulo de renda nhanduti. Com vários módulos iguais a esse dá para montar muitas coisas bonitas

10 - Faça 12 peças iguais, una-as e forme uma toalha de bandeja. Se preferir faça mais peças e forme caminhos de mesa, cortinas, colchas e o que mais sua imaginação mandar.

Agora que você sabe o conceito da renda nhanduti poderá fazer variações e obter outros resultados. Una os fios de modo diferente, faça mais teias, preencha os vazios de outras maneiras, invente desenhos. Seja “expert” na arte da renda de agulha.

3 comentários:

  1. Olá amiga, passando para lhe deixar um carinho, e já estou te seguindo,beijokas

    Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir
    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou
    Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração
    Pois seja o que vier,
    venha o que vier Qualquer dia,
    amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

    _________Amigo é ____________Amigo é c
    ______Amigo é coisa _______Amigo é coisa pr
    ____Amigo é coisa pra s___Amigo é coisa pra s
    ___Amigo é coisa pra se guardarAmig_______Amig
    __Amigo é coisa pra se guardarAmig_________Amig
    _Amigo é coisa pra se guardarAmigo é _______Amig
    _Amigo é coisa pra se guardarAmigo é cois______A
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pr__Ami
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra s_A
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra se
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra se
    _Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra s
    __Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra
    ____Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa
    ______Amigo é coisa pra se guardarAmigo é c
    _________Amigo é coisa pra se guardarAmi
    ____________Amigo é coisa pra se guar
    ______________Amigo é coisa pra se
    _________________Amigo é coisa
    ___________________Amigo é c
    _____________________Amigo
    ______________________Amig
    _______________________Am

    Visite meu blog - Tita Carré - crochet

    ResponderExcluir
  2. Ola,estava procurando uma forma simplificada de aprender a fazer essa renda e encontrei com voce.Adorei,ja vou começar a fazer,acho que com essa sua esplicaçao detalhada vou conseguir, Brigaduuu! Bjss.

    ResponderExcluir
  3. bom dia, poxa vida eu ja fazia esse tipo de trabalho e não sabia que tinha um nome tão chique,e gostei muito da simplicidade das explicações,obrigada por compartilhar sabedoria .pois é uma das coisas que quanto mais se divide mais se adquire