GOSTOU?ME SIGA!

O Google está fazendo algumas alterações no Google Friend Connect, agora os seguidores necessitam ter uma Conta do Google para fazer login no Google Friend Connect para seguir os blogs.
Se você que me seguia e não tinha cadastro no Google, por favor faça o seu cadastro e volte
a participar da minha lista de seguidores e saibam que senti sim muita falta de vocês! Estou lhes esperando com o maior carinho!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PINTURA EM VIDROS DE CONSERVA




VIDROS DE CONSERVA DECORADOS


MATERIAIS:

• Tinta Decorfix 150 Brilhante nas cores: branco, amarelo ouro, amarelo açafrão, vermelho fogo, vermelho topázio, rosa opalina, laca magenta, violeta, azul cyan, azurita, azul turquesa claro, verde malaquita, verde musgo e verde esmeralda.
• Tinta Decorfix 150 Fosca base branca
• Tinta Decorfix 150 para canetar na cor preta
• Médium Retardador

• Frascos de vidro
• Fita crepe
• Pincel pata de vaca
• Pincéis de pêlos macios, chatos e redondos pequenos
• Pincel linner
• Pano de limpeza e álcool

1. Limpe bem o frasco de vidro lavando-o com água e detergente, enxugue bem e passe um paninho com álcool para retirar todo resíduo de gordura.
2. Coloque a fita crepe numa altura de aproximadamente 10 cm em toda volta do frasco.
3. Com o pincel chato de pêlos macios aplique duas a três demãos de base fosca branca da Decorfix 150, intercalando secagem por pelo menos meia hora entre cada demão.
4. Risque a peça desenhando o motivo desejado ou transfira-o com papel vegetal e carbono.
5. Inicie a pintura do motivo pelas flores, utilizando os pincéis de pêlos macios. Pinte primeiro as pétalas das flores. Utilize sempre uma cor mais clara para o fundo e outra mais escura para a sombra e misture essa cor (a mais claro) com umas gotinhas de Médium Retardador, para que a tinta não seque muito rápido. Por exemplo: pinte as pétalas da flor com o amarelo ouro (misturado com o retardador) utilizando um pincel chato de pêlos macios. Antes que essa cor seque, "bata" com o pincel pata de vaca a cor amarelo açafrão (que é mais escuro). Dê leves batidinhas mesclando as cores.
6. Repita o mesmo procedimento para pintar o miolo da flor, utilizando os dois tons de vermelho. Lave os pincéis com água sempre que trocar as cores de tintas. Pinte as folhas com as cores verde malaquita (que é o tom mais claro e deve ser misturado com uma gotinha de Médium Retardador) e verde esmeralda (mais escuro).
Para cada área pintada com os diferentes desenhos de flores, repita o mesmo procedimento.


7. Deixe que as flores e folhas pintadas sequem antes de pintar os fundos de cada motivo. Repita o mesmo procedimento colocando primeiro a cor mais clara e depois a cor mais escura, batendo com o pincel pata de vaca. Varie as cores de fundo com os tons de azul, violeta e verde.
8. Após secagem da pintura dos motivos (por pelo menos 2 horas), contorne-os com a tinta para canetar preta e o pincel linner. Aguarde secagem completa por 24 horas.
9. Após secagem completa da pintura (24horas), leve o frasco de vidro para fixar a pintura em forno doméstico, por 30 minutos, na temperatura de 150 graus. Espere o vidro esfriar no forno fechado e somente depois de frio retire-o do forno.

Dicas de Aplicação e Queima:

1. Antes da pintura:

Limpe muito bem as peças que serão pintadas lavando-as com água e detergente, enxugando bem e limpando em seguida com álcool. Retire todos os resíduos de gordura, inclusive das mãos

O uso de vinagre entre a lavagem com água e sabão e a aplicação do álcool para desengordurar é indicada para deixar a superfície levemente mais porosa e, dessa forma, mais fácil de receber a tinta.

Misture muito bem as tintas dessa linha antes de utilizá-las. Utilize um palito e remova todo o pigmento que fica depositado no fundo do frasco. Esse "fenômeno" chama-se sedimentação e corresponde ao depósito do pigmento (que é mais pesado) no fundo do frasco. Ele é mais comum em tintas líquidas e com pigmento branco - quanto mais líquida a tinta e dependendo da quantidade de branco, mais se observa esse efeito. Isso não significa que a tinta não esteja boa para uso, ela apenas precisa ser bem misturada. Observação: não basta agitar o frasco, é necessário remover o pigmento do fundo com o palito.


2. Durante o trabalho:
Prefira utilizar pincéis de pêlos macios, próprios para pintura de vidros e porcelanas.

Como as superfícies mais utilizadas com essa linha são lisas e não aderentes, é comum que fiquem marcas das pinceladas. Evite movimentar demais os pincéis e procure fazer aplicações mais precisas, com poucas pinceladas.

Utilize um cotonete levemente umedecido ou um borracha de pintura para retirar possíveis excessos e borrões da pintura enquanto as tintas ainda estão úmidas.

Para fazer sobreposições, traços, e contornos, aguarde secagem completa da tinta que foi aplicada inicialmente antes de aplicar a seguinte. Quanto mais tempo secar, fica muito mais fácil trabalhar.

Essa tinta não deve ser utilizada sobre a camada anterior não completa seca. Ou trabalha-se em seqüência, com as sobreposições de cores ou se aguarda a secagem completa para aplicar uma segunda demão.


3. Queima das peças:
Aguarde secagem completa das tintas dessa linha ao ar por 24 horas antes de levar as peças para a queima.

Coloque as peças pintadas e secas (por 24 horas) no forno doméstico e ligue-o na temperatura de 150 graus. Aguarde cerca de 10 minutos até que o forno atinja essa temperatura e feche a porta. Conte mais 35 minutos a partir desse momento e desligue o forno.

Deixe que as peças esfriem dentro do forno fechado antes de retirá-las.


4. Limpeza e conservação das peças:
As peças pintadas com a linha Decorfix 150 pode ser lavadas após a queima, tanto manualmente como em máquina de lavar louça.

No caso de louças que serão utilizadas para fins domésticos, evite pintar nas áreas em que o alimento será colocado, como no centro dos pratos e na parte interna de canecas, vasos, xícaras, copos etc.

RETIRADO DO http://www.pintandofacil.com.br/

Um comentário:

  1. TRABALHO MUITO LINDO E PRÁTICO...ADOREI AS DICAS TAMBM...ABRAÇÃO!!!!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte logo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

BLOGS DE PASSO A PASSO

ARQUIVO DO BLOG