quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LUMINÁRIA DE CANUDOS DE JORNAL



LUMINÁRIA DE CANUDOS DE JORNAL



Material:

- folhas de jornal
- palito de bambu para churrasco
- uma faca
- um tubo de cola
- pincel largo
- uma chave de fenda
- um fio com tomada e um bocal
- um parafuso
- duas cartelas de papelão de 17 por 17 centímetros

Montagem:


Corte a folha de jornal ao meio mo sentido do comprimento

Envolva uma das partes da folha de jornal no palito de bambu e enrole
para formar um canudo

Passe cola do meio para a ponta do jornal para fechar o canudo

Passe cola (pouca mas uniformemente) com o pincel numa das cartelas de
papelão e forre com jornal. Não é necessário por muita cola. Faça
cortes nas extremidades da folha de jornal para fazer acabamento na
lateral do papelão, vire a sobra da folha de jornal e cole no verso do
papelão.Faça a mesma coisa no outro papelão.

Separe 5 canudos de bambu. eles devem ser colados nas quinas do papelão
da seguinte forma: em tres quinas 1 canudo e na restante 2 canudos lado
a lado. Para facilitar a colagem, você pode usar pregadores de roupa
para segurar os canudos ( formam um "X" se unirmos com um risco as
pontas coladas no papelao).

Apos 1 hora tire os pregadores e passe a cola no outro papelão pelo
lado que no tem o jornal. desta vez você pode usar um pouco mais de
cola. Coloque um papelão em cima do outro (os dois lados do jornal
ficaram parra fora) e mais uma vez use 4 pregadores de roupa de cada
lado para ajudar a fixar a cola.

Aguarde a secagem por 2 horas. Tire os pregadores. Coloque o quadrado
ma mesa sendo que os dois canudos deverao ficar para baixo no lado da
mão direita.

Agora começa o trançado. no canto que tem dois canudos pegue o canudo
que fica embaixo e dobre-o para cima reto (em cima )paralelo a lateral
do quadrado.Gire o quadrado e dobre o canudo seguinte da mesma forma só
que ele ficara sobre o anterior(iráo contornando o quadrado)Neste
momento ,pegue mais um canudo de jornal e molhe a ponta na cola branca
e encaixe na ponta do canudo que ficou por baixo para emendar e aumenta-lo pra poder prosseguir. A medida que vai dobrando os canudos no canto eles irao sempre diminuido a largura de um canudo em cada canto dando asim uma torção no trabalho que vai formando uma espiral.

Repita esta mesma ação do trançado em todos os canudos. A luminária vai
começar a tomar forma.

De canudo em canudo, a curvadura acontece naturalmente com o trançado.

Quando acabarem os canudos ou atingir o tamanho desejado,corte as
sobras, pegue novamente a cola. É hora de passá-la na costura ( são as dobras dos canudos que foram feitas nos 4 cantos) . Com o pincel você puxa a cola para o meio da luminária.

Vire a luminária de ponta cabeça e deixe secar por duas horas.

Agora é o momento de fazer a instalação elétrica. 
- entram em ação o bocal, o pedacinho de madeira, um parafuso e um fio com cerca de 1,20m de extensão;
- deite a luminária e, com ajuda da faca, desencape a ponta do fio. Em seguida, coloque o parafuso no fundo do bocal;-
- faça um pequeno furo no pedacinho de madeira para facilitar o encaixe do parafuso.
Quanto mais fraca a lâmpada, mais bonita fica a luminária!

RETIRADO DO http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/

TRABALHO SIMILAR VEJA NO VIDEO


8 comentários:

  1. Alguém conseguiu fazer? Eu tentei só que a minha luminária foi indo, foi indo, e ficou com a 'boca' pequena. Tipo tentei refazer mas ficou do mesmo jeito. já vi o video milhões de vezes mas nao consegui ver como que o cara faz pra que ela fique com a boca larga!
    Alguém pode me dar uma dica, please?

    ResponderExcluir
  2. eu sei fazer um pouco diferente eu aprendi na escola para reciclar o jornal ou a revista se quiser entrar em contato co migo 99823786 mas eu n tenho cartao

    ResponderExcluir
  3. eu sei fazer um pouco diferente eu aprendi na escola para reciclar o jornal ou a revista se quiser entrar em contato co migo 99823786 mas eu n tenho cartao

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendi a fazer,meu marido me ajudou,ficou lindo!Só queria saber se posso pinta-lo,pois já estou confecsionando para vendas.Obrigado

    ResponderExcluir
  5. oi eu to a dias procurandouma luminaria axei essa linda mas nao é exatamente oque eu queria;eu queria uma tipo uma piramide mas mesmo assim axei essa linda mas nao consigo fazer tem como conseguir umas gravuras para eu ver dai posso fazer é que sou meia burra.......rsrsrs
    se conseguir obrigado
    meu nome é juliana
    sou do rio grande do sul e gostei muito do teu site...valew

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blogger está muito bom, podemos tirar muitas ideias pois tem tudo muito completo.
    Gosto muito dos seus trabalhos estão muito bonitos e penso que pode fazer trabalhos lindíssimos com variadíssimas peças de outra gamas e formas. Tenho o prazer em convida-la a minha pagina da web// www.soarte.web.pt para ver algumas peças de gesso, marfinite, madeira e material de decopatch e pintura pois pode ser que possamos trabalhar os dois juntos. Muitos parabéns pelos seus trabalhos.
    Atentamente;

    Rui Soares
    (Gestor Recursos Humanos)

    ResponderExcluir
  7. Oi. me chamo Simone e consegui fazer essa luminária, mas, tenho inumeras dúvidas. A boca em cima ficou mais larga que os 17 cm da base, quero saber se depois de impermeabilizar com a cola em toda peça, se eu posso pintar? E a instalação elétrica, como faço. Socorro alguuem que souber me passo um email. Simonedemonel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, PARABÉNS pelo blog.
    Gostei muito desta luminária e gostaria de fazê-la, mas não entendi muito bem o processo e gostaria de visualizar o vídeo porém o mesmo não está mais disponível no site e nem no mais você (se alguém ainda tiver) e estou buscando....
    Se tiverem e puderem enviar.....ficaria grata.
    carolinask@hotmail.com

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte logo!

POSTAGEM EM DESTAQUE

Bico em crochê TULIPAS

Inscreva-se no canal e clique no sininho para receber todas as novidades! Bico em crochê TULIPAS #DESTRO - CROCHÊ 93 Este bico de croc...

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG