Alguns leitores têm perguntado como estou a pós a cirurgia de retirada da Tireoide, que realizei em julho de 2010. Tenho a informar o seguinte:
- A cirurgia é super simples; ( a cirurgia é realizada por um médico especialista em cabeça e pescoço)
- A recuperação é tranquila, precisa apensas que se tome cuidados especiais por um periodo relativamente pequeno, por exemplo: não pode pegar peso, calor na regiao, enfim fazer esforço
-É importantíssimo começar logo com a reposição hormonal, que será feita por um endocrinologista;
-Tomar calcio diariamente, será prescrito pelo médico e ele avaliará qual será sua necessidade ou nao , de reposição do calcio apos a cirurgia;
No meu caso, ainda estou na fase de ajuste do hormonio pois o médico começa com uma dose bem pequena e vai aumentando gradativamente, mas para aumentar a dose é necessário que se tome a medicação por um periodo de mais ou menos 2 meses, faz-se o exame de sangue e pelo resultado o medico avalia se precisa aumentar ou diminuir o hormonio.
Mudanças que percebi após a cirurgia:
Meu intestino que antes era todo travado, agora funciona como um relogio, ás vezes até duas vezes por dia.
A insonia severa que eu tinha melhorou muito. Agora acontece com muito menos frequencia.
Como demorei a começar a reposiçaõ hormonal e o uso do calcio minhas unhas ficaram fracas e meu cabelo ralo, mas ja estao normalizando com o uso da medicação. Entao acho que quando a dose estiver ajustada, normalizará de vez. inclusive, apesar das unhas estarem um pouco fracas, estão grandes como nunca consegui ter antes.
A pele é um pouco ressecada, mas o medico me disse que bebo pouca água e me pede que beba 3 litros dágua por dia, mas sou sincera nao consigo, então nao posso culpar a cirurgia né?!
O cansaço melhorou muito, mas continuo se fazer muita coisa por conta das hernias de disco que tenho....então acho que a cirurgia trouxe mais beneficios que atropelos, sem contar o risco que eu tinha de os nódulos evoluirem para algo maligno. Tomar 1 comprimido por dia é a unica certeza que terei que fazer pro resto da vida, mas acho que é bem pouco em troca das melhoras que tive.
Oriento a quem tiver que operar que nao tenha medo, é tudo muito simples! Faça o mais rapido possivel pois assim as sequelas no seu corpo, principalmente na parte óssea, serão bem menores.Um forte abraço!!!