quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sabonete decorado

Artesanato
Use um sabonete de 130g, de preferência branco. Pegue um estilete e vá raspando, sem deixar ondas, até tirar a marca do sabonete e deixá-lo bem liso. Guarde as raspas.
Para completar essa etapa, umedeça os dedos na água e alise totalmente a superfície.
O próximo passo é recortar uma figura do tecido que você escolheu. Usando a tesoura, corte bem no limite do desenho, com todo cuidado. Com a ajuda de um pincel, passe uma camada fina de cola no avesso da figura e fixe no sabonete.
Agora, com o dedo, aplique levemente a cola sobre a estampa. Ela ajuda a vedar o tecido. Assim, o verniz não será absorvido na hora em que for aplicado. Além disso, o desenho vai ficar mais brilhante.
Espere a cola secar e passe uma lixa bem fininha para alisar a estampa. Faça isso com muita suavidade e já podemos começar a pintura.
Com tintas de cores variadas e um pincel fino, é hora de reforçar as cores da estampa. Por isso, escolha as tintas de acordo com o desenho. Vá acentuando as cores para que tudo fique mais vivo na sua decoração.
Faça todos os retoques e depois comece a completar o desenho conforme a estampa escolhida. Espere 15 minutos até secar.
Agora sim é hora de usar o verniz. Com um pincel, vá passando o verniz vitral incolor sobre todo o desenho. Espere quatro horas para secar e passe outra mão. Mais quatro horas de secagem e o sabonete vai estar pronto para receber o acabamento final.
Pegue uma fitinha de cetim nº 2 , dobre e vá colando em toda a volta do sabonete, firmando com alfinetes. Use pouca cola, para remover a fita com facilidade na hora de usar.
Passe cola na emenda das fitas e também no lacinho, que vai exatamente sobre essa emenda. Além da cola, prenda o lacinho com alfinetes e só tire quando tiver certeza de que está bem seco.
Depois de alguns minutos, está pronto um bonito sabonete decorado.