terça-feira, 18 de março de 2008

Artesanato com massa de sal




Presépio de mesa com massa de sal

Materiais para a massa de sal
2 copos de farinha de trigo
1 copo de sal
1/4 de copo de cola
1/2 de água
tinta guache

Materiais para o presépio de mesa

Papel alumínio
Papelão
Verniz P.U. Bicomponente
Verniz naval ou marítimo

Modo de fazer
Misture o sal e a farinha. Dissolva a cola na água e acrescente ao sal e a farinha, misture bem, ficará uma massa bem seca, esfarelando. Separe pequenas quantidades de massa e acrescente o guache na cor desejada, ele vai terminar de dar o ponto à massa. Modele o presépio leve ao forno na temperatura mais baixa, Primeira meia hora deixe a porta do forno semi aberta. Para saber se a peça já está seca espete um palito de dente, se estiver seca ele não vai penetrar na peça. Envernize com verniz PU bicomponente e verniz marítimo.

Massa de sal

MATERIAIS PARA BONECOS
Palito japonês
Verniz P.U. Bicomponente
Verniz naval ou marítimo

MODO DE FAZER Misture o sal e a farinha. Dissolva a cola na água e acrescente ao sal e a farinha, misture bem, ficará uma massa bem seca, esfarelando. Separe pequenas quantidades de massa e acrescente o guache na cor desejada, ele vai terminar de dar o ponto à massa. Faça uma base com no meio um pedaço de palito japonês. Pré asse. Estique um pedaço de massa e cubra a base formando a roupinha. Molde os bracinhos, sempre colando uma parte à outra com água, as mãos e a cabeça. Com o espremedor de alho faça os cabelos e com um palito de dente os olhinhos. Leve ao forno na temperatura mais baixa, Primeira meia hora deixe a porta do forno semi aberta. Para saber se a peça já está seca espete um palito de dente, se estiver seca ele não vai penetrar na peça. Envernize com verniz PU bicomponente e verniz marítimo.

Geisa Navarro

Pintura em sabonete




Pintura em sabonete

Material:
Sabonete branco
Tinta para tecido
Folha de seda branca
Lápis 6b
Tesoura
Pincel ordem 815, números 2 e 4
Pincel ordem 308 numero 0
Tinta relevo
Pote para água
Pano para limpeza dos pincéis
Cola
Verniz cristal geral ou vitral
1 prato

Maria Helena Gobbi

Oratório com Caixas Recicláveis



Oratório com Caixas Recicláveis 

Flor de Sabonete




Flor de Sabonete

Material Necessário

Latinhas e vidros reciclados com betume e gasolina




Latinhas e vidros reciclados com betume e gasolina

Cerâmica Plástica - Pote de Vidro




Cerâmica Plástica - Pote de Vidro

Material Utilizado
1) Placa de vidro ou azulejo liso.
2) Lâmina de estilete
3) Cerâmica plástica de 3 tons(laranja, pele e marrom)
4) Álcool e papel toalha(p/ limpeza)
5) Luvas descartáveis 6) Rolo acrílico para abrir a massa.

Passo a Passo
1) Com a lâmina de estilete, corte as massas ao meio. Pique-as em pedaços e, com as mãos massageie-as por aproximadamente 15 minutos. Repita o procedimento com todas as cores e reserve-as.
2) Com o auxílio do rolo, abra um massa de cada vez.
3) Estique-a com o rolo, até ficar com aproximadamente 1 cm de espessura.
4) Coloque uma camada sobre a outra.
5) Enrole as massas, junte formando um rocambole.
6) Determinar a espessura do rocambole sempre apertando-o girando-o ao mesmo tempo. 7) Com a lâmina de estilete corte o rocambole ao meio e reserve a metade.
8) Pegue a outra parte e corte em 4 partes iguais
9) Junte as partes, aperte e gire-as ao mesmo tempo deixando a mesma espessura da outra parte que está reservada.
10) Com a lâmina de estilete faça fatias finas.
11) Limpe o vidro com álcool e o papel toalha. Fixe as fatias de massa na superfície do vidro, intercalando ou formando desenhos com os dois rocamboles.
12) Com os dedos, pressione levemente a massa para fixa-la.
13) Coloque as fatias sobre a superfície do vidro deixando o mínimo de espaço entre elas.
14) Passe o rolo sobre as fatias para unir uma lâmina de massa na outra.
15) Delicadamente, com os dedos, puxe a massa para a boca do vidro.
16) Coma lâmina corte o excesso de massa e faça o acabamento da peça. Repita o mesmo procedimetno na parte inferior do vidro.
17) Leve ao forno elétrico por 30 minuto a 130º. Se preferir usar o forno convencional, aqueça-o 10 minutos em fogo baixo e coloque a peça por 20 minutos com a porta do forno entreaberta.

Marcador de livros e cadernos em biscuit



Marcador de livros e cadernos 

Faça a massa caseira ou compre a massa pronta e modele a rosa

Reciclagem com potes de sorvete - marmorização em plástico




Reciclagem com potes de sorvete - marmorização em plástico

São Francisco





São Francisco

Materiais:
Imagem de São Francisco em gesso, tecido de gaze , sacaria, cola branca, purpurina , extrato de banana, tinta acrílica nas cores :marrom, marrom claro, bege, preto, azul, cor de pela ,dourado, pinceis.

COMO FAZER:
1-Aplicar duas demãos de tinta bege na peça toda. Corte quadradinhos de gaze e cole com cola branca, até cobrir toda peça.
2-Pinte a roupa com a colagem de gaze de marrom e marrom claro, use pincel 14 até o tecido não absorver mais tinta.
3-Pinte os pombos de branco com pincel 10.Pinte o bico eo cinto de dourado e os olhos de preto, use pincel 2.
4- Pinte a boca com rosa, os olhos de azul e preto e as sobrancelhas de marrom. 5-Pedestal dourado, passe tinta óleo marrom e limpe.
6-De pinceladas secas com a pasta dourada em toda a roupa, use pincel 20.
Maria Silvia Zanandré

Imagens Sacras

Material Necessário:
Tinta látex - branca , azul e cor de pele Verniz acrílico a base de água Betume da Judéia Água Raz 1 pasta metálica na cor ouro rico

Passo a Passo: Lixar a imagem tirando as imperfeições da peça; Pintar com as devidas cores; Esperar secar por 2 horas; Passar o verniz acrílico espere secar (secagem rápida) Fazer o envelhecimento com o betume diluído na água raz Tirar o excesso com um pano Nas bordas aplicação da pasta metálica ouro rico.
Paulo Rodrigues / Ana Rosa Zagni

Arte em Juta (anjinho)

Material Necessário Juta Fio de Juta desfiado 1 agulha grossa 1 agulha fina linha para pesponto Cola Quente 50 cm de arame para fazer flor Passo a Passo Cortar um círculo pequeno de juta Encher esse circulo de farelo de juta picada Fechar como uma bolinha Colocar os bordados na cabeça com a linha grossa Marcar os olhos e a boca Passar o arame na ponta dessa bolinha e deixar um pedaço para fazer os braços Cobrir esse arame com uma tira de juta Fazer 2 mangas para colocar no anjinho Fazer a sainha do anjinho A asinha do anjinho é feita com cola branca passada na juta e deixar secar e depois cortar em forma de asa e colar com a cola quente nop anjinho; Magali Ceará www.arteemjuta.hpg.ig.com.br

Textura em telha decorada




Telha decorada - Textura em telha

Material Necessário (básico): 
Telha culmieira Tinta látex branca Tinta acrílica marrom, cerâmica, preta, branca, ocre Tinta acrílica na cor desejada (no meu caso amarela) Massa para biscuit nas cores: cerâmica, marrom, verde; além de folhas, flores e graminha pronta em biscuit Massa corrida ou acrílica Cola branca rótulo azul (biscuit) Areia de quartzo (ou de pássaro) Corda para pendurar a telha Tinta relevo Material Necessário (Complementar) Lixa tipo de esmeril (opcional) Rolinho de espuma para pintura Prato de isopor Colher de sopa caneta de retroprojetor Vasinho de cerâmica para aplicar abaixo da trepadeira Furadeira e broca Panos seco e úmido Lápis Molde pronto Estrusora (opcional) Rolo para abrir massa de biscuit (ou cano pvc fino) Recipiente para colocar o biscuit que não está em uso Cortador de folha e molde de silicone para flores para trabalhar o biscuit (opcional) esteca tesoura plaquinha bem-vindo em mdf ou papel duro (molde). Espátula (opcional) Pincéis 16, 8, 0 Régua Fita crepe PASSO A PASSO: OBS: a telha é composta de três partes básicas: casa em si (textura e detalhes em biscuit), barrado(base) de tijolos (biscuit) e a rua (areia de quartzo ou de passarinho) 

CONFECCIONANDO A CASA EM SI 

1- furar a telha com furadeira e broca para cerâmica. 
2- lixar a telha com lixa do tipo esmeril, retirar o pó com pano limpo. 
3- aplicar uma demão de látex branco, usando o rolinho de espuma. 
4- Se caso a telha tiver listas no local onde será confeccionada a porta, cobrir a base (barrado) da casa com massa de biscuit nos locais do friso, antes de ser confeccionado o barrado propriamente dito. Aproveite e veja se há imperfeições na parte de baixo da telha, se houver, cobrir com biscuit. 
5- Confeccionar o molde. 
6- Passar o molde para plástico de raio X com o auxílio de uma caneta de retroprojetor e recortar as partes: porta janela, barrado e placa de bem-vindos. 
7- Desenhar o molde na telha, com o auxílio de um lápis. 
8- Pintar com tinta acrílica marrom a janela e a porta, usando para isso um pincel macio e largo (ex:16).
 9- Esperar secar a tinta e aplicar fita crepe ao redor da porta e da janela e acima da base (proteção contra massa corrida). 
10- Com o auxílio de uma colher de sopa colocar a massa corrida ou acrílica sobre a telha e espalhar com espátula generosa e uniformemente sobre toda telha que está acima da base. 11- Texturizar a massa corrida, usando a colher de sopa ou outro instrumento que julgar de efeito interessante. 
12- Retirar a fita crepe. Verifique se ficou imperfeição entre a pintura da porta e janela e a textura, conserte se for o caso. 
13- Após seca a textura, tingi-la com a cor desejada, usando o mesmo pincel do passo 8. 
14- Após seca a tinta, confeccionar a trepadeira que fica do lado esquerdo, usando para isso massa de biscuit marrom, estrusora do bico desejado e cola para biscuit para colar o galho da trepadeira na telha. 
15- Com o bico redondo da estrusora, retirar massa marrom para contornar a janela e a porta. 16- Com a mesma massa fazer a floreira, usando para isso um rolinho de massa marrom , levemente achatado e que será colado na parte inferior da janela. 
17- Com a estrusora preenchida com massa verde, retirar, no bico redondo, um rolinho que será colado sobre o que seria o galho marrom. 
18- Colar sobre a trepadeira folhas verdes e flores em biscuit nas cores desejadas. Obs: fazer miolos das flores com tinta relevo. 
19- Na floreira, aplicar a grama feita em biscuit com o auxílio da massa verde e de um coador de chá, além das flores nas cores desejadas 
20- Colar um vasinho de cerâmica na base da trepadeira e quando estiver seco, colar um pedacinho de corda dentro do vaso para realçar o trabalho. 

CONFECCIONANDO A BASE DA CASA 
21- Confeccionar a base da casa (barrado de tijolo ) com biscuit na cor cerâmica após ter sido esticada a massa com rolinho e cortada no tamanho do molde, em seguida passe cola neste biscuit e aplique na telha, no local indicado. Para marcar os tijolos use uma régua e a esteca ou pazinha de sorvete. 
22- OBS além do barrado devemos marcar a escada, da mesma maneira anterior. 23- Após seco o biscuit, pintar os tijolos para incrementar a peça, usando tinta marrom, amarelo ocre e cerâmica. 
24- Para pintar a escada use tinta acrílica preta e látex branco misturado com preto o que resulta em cor cinza. 

CONFECCIONANDO A RUA 
25- Após seca a parte de cima aplicar, com pincel largo, cola branca sobre toda base e (em cima de uma bandeja ) jogar areia de quartzo branca sobre a cola. 
26- Após secar, tingir toda rua de cinza (pincel largo e macio) e com a tinta preta e o pincel 0 desenhar pedras sobre toda rua. No final, acrescentar alguns risquinhos de branco para iluminar a rua. Fixar a plaquinha de bem-vindos, caso queira, usando cola branca ou cola quente. Colocar a corda no furo da furadeira e amarrá-la. Envernizar a peça com verniz geral Helenice Carvalho Polizelli (11) 4018-

Pintura em Telha - Casario




Pintura em Telha - Casario

MATERIAL NECESSÁRIO (BÁSICO) Telha paulista Tinta látex branca Tinta acrílica marrom, cerâmica, preta, branca, ocre Tinta acrílica na cor desejada (no meu caso verde oliva claro) Massa para biscuit nas cores: cerâmica, marrom, além de folhas, flores e graminha pronta em biscuit Massa corrida ou acrílica Cola branca rótulo azul (biscuit) Areia de quartzo (ou de pássaro) Corda para pendurar a telha Tinta relevo MATERIAL NECESSÁRIO (COMPLEMENTAR) Lixa tipo de esmeril (opcional) Rolinho de espuma para pintura Prato de isopor Colher de sopa caneta de retroprojetor Vasinho de cerâmica para aplicar acima da rua Furadeira e broca Panos seco e úmido Lápis Molde pronto feito com acetato Estrusora (opcional) Rolo para abrir massa de biscuit (ou cano pvc fino) Cortador de folha e molde de silicone para flores para trabalhar o biscuit (opcional) esteca tesoura Espátula (opcional) Pincéis 16, 8, 0 Régua Fita crepe boleador PASSO A PASSO OBS: a telha é composta de três partes básicas: casa em si (2 andares), telhado (biscuit) e a rua (areia de quartzo ou de passarinho) CONFECCIONANDO A CASA EM SI 1-furar a telha com furadeira e broca para cerâmica. 2-lixar a telha com lixa do tipo esmeril, retirar o pó com pano limpo. 3-aplicar uma demão de látex branco, usando o rolinho de espuma. 4- se houver imperfeições na telha, cobrir com biscuit. 5-Confeccionar o molde. Telha usada: paulista tamanho 57 X 28cm ( este tamanho não é convencional) o molde tem as seguintes dimensões: porta (18.5 X 7 cm), janela ( 10,5 X 5 cm), rua ( 4,5 cm X largura da telha), barrado que divide os andares (2,5 cm X largura da telha), telhado ( 9,5 cm X largura da telha), andares (o que sobrou, dividir em duas partes:+ ou - 20,5 cm por andar). obs: para uma telha paulistinha de 42 X 23 cm, as dimensões seriam: porta (13,5 X 5.5 cm), janela (7.5 X 4 cm), rua (3,3 cm X largura da telha), barrado (1,8 cm X largura da telha), telhado (7 cm X largura da tellha), andares( = ou- 15 cm por andar). 6-Passar o molde para plástico de raio X (acetato) com o auxílio de uma caneta de retroprojetor e recortar as partes: porta, janela e telhado. 7-Desenhar o molde na telha, com o auxílio de um lápis. 8-Pintar ( 3 demãos) com tinta acrílica verde oliva claro a parede dos 2 andares, deixando em branco o local da porta e janelas, além do local onde o reboco está caído, usando para isso um pincel macio e largo (ex:16). 9-pintar a porta com tinta acrílica marrom e as vidraças da janela com tinta acrílica azul claro (pincel 8). Após seca a vidraça fazer as divisórias com tinta acrílica marrom (1 divisória na vertical e duas na horizontal)- pincel zero. 10- pintar os tijolos que aparecem (reboco caído), com tinta acrílica marrom, ocre e cerâmica. 11- esperar secar a tinta e aplicar fita crepe no local onde será o barrado que divide os andares isolando de 25 cm a partir da base até 27,5 cm o local onde será aplicado a massa corrida ou massa acrílica. 12-Com o auxílio de uma colher de sopa colocar a massa corrida ou acrílica sobre o local e espalhar com espátula generosa e uniformemente sobre toda superfície demarcada. 13-Texturizar a massa corrida, usando a colher de sopa ou outro instrumento que julgar de efeito interessante. 14-Retirar a fita crepe. 15-Após seca a textura, tingi-la com a cor verde oliva mais escura que a usada na parede, usando o mesmo pincel do passo 8. 16-Com a massa de biscuit cerâmica confeccionar o vasinho (será fixado na parte inferior esquerda acima da rua). Com a massa marrom e com o auxílio de uma estrusora (bico redondo) confeccionar os galhos da planta que está no vaso de cerâmica, e o batente da porta e janelas. Com a mesma massa fazer a floreira, usando para isso um rolinho de massa marrom , levemente achatado e que será colado na parte inferior das janelas. 17-Colar sobre a trepadeira folhas verdes e flores em biscuit nas cores desejadas. Obs: fazer miolos das flores com tinta relevo. 18-Na floreira, aplicar a grama feita em biscuit com o auxílio da massa verde e de um coador de chá, além das flores nas cores desejadas 19-No vasinho de cerâmica já seco colar um pedacinho de corda sisal dentro do vaso para realçar o trabalho. 2- CONFECCIONANDO O TELHADO DA CASA 20-Confeccionar a telhado com biscuit na cor cerâmica após ter sido esticada a massa com rolo e cortada no tamanho do molde, em seguida passe cola neste biscuit e aplique na telha, no local indicado. Para marcar as telhas use uma régua e a esteca , para marcar o relevo na parte inferior do telhado, usar um boleador ou outro instrumento de mesmo efeito. Obs: perfurar, no biscuit, o local que foi coberto pela massa com um objeto de ponta (caneta), para não atrapalhar ao passar a corda. 21-Após seco o biscuit, pintar as divisões das telhas com tinta marrom e iluminar com branco (usar para isso um pincel zero). 3- CONFECCIONANDO A RUA 22-Com pincel largo, cola branca sobre toda base e (em cima de uma bandeja ) jogar areia de quartzo branca sobre a cola. 23-Após secar, tingir toda rua de cinza (pincel largo e macio) e com a tinta preta e o pincel zero desenhar pedras sobre toda rua. No final, acrescentar alguns risquinhos de branco para iluminar a rua. Colocar a corda no furo da furadeira e amarrá-la. Quando secar totlmente (2dias) envernizar a peça com verniz geral. Helenice Polizelli polizelli@itelefonica.com.br

Boneca Porta biscoito




Boneca Porta Biscoito

Material utilizado:
1 vidro com tampa tamanho médio
1 cabeça de boneca de porcelana e um par de braços do tamanho proporcional ao vidro, 
30 cm de tecido estampado na cor desejada,
2 m de renda de algodão da cor do tecido,
3 m de viés fino branco
50 cm de viés largo branco para a cintura
cola quente
tinta revelo na cor desejada para escrever no avental
1 m de fita de cetim nº 1
fita métrica
linha 10 (de pipa)

MODO DE FAZER: 
1. Para cortar a saia da boneca, meça a altura do vidro que será a altura da saia. Agora meça a circunferência da boca do vidro que será a cintura da boneca e multiplique esta media por 3 para que você possa franzir.

2. Para o babado da tampa, corte uma tira de 70cm x 7 cm de largura

3. Para o avental corte um retângulo de 12cm x 15cm de largura e arredonde a borda de baixo e arremate com viés e a renda em toda a sua lateral deixando somente o lado de cima .Antes de costura-lo e franzir escreva com a tinta relevo a palavra BISCOITO e deixe secar +ou-1 hora, ou se preferir pode escrever depois da boneca pronta, só que fica mais difícil para escrever já que ele estará franzido

4. Para montar a saia, em um dos lados pregue o viés juntamente com a renda sem franzir. Do outro lado, marque o meio da saia e centralize o avental, segure-o com alfinete. Passe uma costura de alinhavo ou alinhave na mão. Puxe este alinhavo para franzir bem, meça na cintura de seu vidro para saber a medida correta.

5. Com o viés largo pregue-o neste franzido para arrematar deixando um pedaço de cada lado para poder amarrar. Vista a saia no vidro e amarre

6. Para o babado, repita o mesmo procedimento da sai, de um lado pregue o viés com a renda e do outro lado franza com a linha 10 e com a própria linha amarre no pescoço da boneca e arremate

7. Passe cola quente em toda borda da cabeça e cole sobre a tampa.
8. Passe cola nos braços e cole juntamente com cabeça.

9. Para o lenço, corte um retângulo de 30 cm cada lado, 1x no tecido estampado e 1x no tecido branco, coloque avesso com avesso e arremate toda a sua volta com viés.

10. Passe cola na cabeça e cole a frente do lenço, passe todas as pontas para o lado e amarre com a fita vermelha .

trabalho feito por SOLANGE ADAM solangeadambonecas@uol.com.br

Decoupage em miçanga




Decoupage em miçanga

Material: - 1 caixa em MDF - tinta PVA branca - tinta patina cobre - rolo de espuma - pincel - esponja - guardanapo de papel decorado - cola gel - cola branca - miçangas da cor desejada - gel 
Passo a passo 
Com o pincel macio de uma demão de tinta pva branco na caixa, passe o rolinho de espuma para tirar as massas do pincel. Dilua um pouco da tinta patina com gel e passe na tampa da caixa e limpe com a esponja. Na parte debaixo da caixa recorte o guardanapo, retire as 2 peliculas brancas, passe a cola gel e cole-o. Depois de seco com a cola branca, brinque com as miçangas fazendo contorno no desenho do guardanapo ou acrescentando detalhes. Na tampa recorte algum detalhe do guardanapo e cole-o no centro e faça o mesmo coisa com as miçangas. Vera Lucia

Sabonete colorido no tubo




Sabonete colorido no tubo

Material - 500 grs de glicerina branca (dica: pra ajudar na produção fazer ½ kg de cada cor, sendo assim pra essa receita usar ½ kg de glicerina já colorida.) - 600 grs de glicerina transparente - 30ml de essência de pêssego - 20ml de essência de Chá Verde - 30ml de lauril líquido - 20 ml de extrato glicólico de aveia - Corantes a base de água - Tubo de PVC de 3 polegadas com 25 cm de comprimento e terminal - Colher de inox ou espátula de silicone - Fatiador de legumes - Faca - Tábua de carne - Medidor - Panela esmaltada - Fogão elétrico 

Modo de fazer 
Etapa 1 (fazendo cores) 
Forre a forma de bolo inglês com saco plástico transparente e reserve. Com a faca, pique 500grs de glicerina branca, leve ao fogo na panela esmaltada ate derreter, retire do fogo, acrescente 10 ml de essência, 10 ml de lauril, corante ate atingir a tonalidade desejada, mexa bem, despeje na forma e reserve. Faça 4 barras coloridas, uma de cada cor, nesse mesmo processo. 

Etapa 2 (montagem da forma) 
Depois que as barras estiverem prontas e rígidas, corte em tiras uma das cores e o restante passe no fatiador de legumes para formar os espirais. Pegue duas tiras e envolva com os espirais e coloque com cuidado no tubo, que deve ficar deitado ate que ele esteja completo. Repita isso com todas as cores. Assim que o tubo estiver completo, levante e reserve. 

Etapa 3 (finalização) 
Pique 500 grs de glicerina transparente em cubinhos, coloque na panela esmaltada e leve ao fogo até derreter. Retire do fogo e acrescente 30 ml de essência de Pêssego, 20ml de essência de Chá Verde, 30 ml de lauril líquido, 30 ml de extrato glicólico de aveia, mexa pra misturar bem.. Com a glicerina já morna, tomando esse cuidado pra não derreter o que está na forma, despeje devagar no tubo reservado . Depois de colocada a glicerina, não mover o tubo até que seque completamente, o que levará por volta de 2h. Para desinformar do tubo com mais facilidade, uma dica é levá-lo até o congelador por uns 15 min, assim ele desliza e sai com mais facilidade.Depois de desinformado, corte em fatias de aproximadamente 2cm cada pedaço. Tiane Fontaine www.cheirodearte.com.br

Sabonete Torta de Maracujá




Sabonete Torta de Maracujá

Material Utilizado: - ½ kg de glicerina transparente - ½ kg de glicerina branca - 80 ml de essência de maracujá - 40 ml de extrato glicólico de mel - 40 ml de lauril líquido - corante cosmético amarelo - sementes de maracujá desidratadas - forma plástica redonda p/ torta descartável - panela esmaltada - faca - tábua de carne - colher de inox ou espátula de silicone - medidor - palito de madeira - fogão elétrico

 Modo de fazer: 
Pique 500 grs de glicerina transparente em cubos e leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Depois de derretida, acrescente 40 ml de essência de maracujá, 20 ml de extrato glicólico de mel e 20 ml de lauril líquido e o corante, mexendo tudo muito bem. Prepare a forma espalhando as sementes de maracujá desidratadas, acrescente um pouco da base derretida, espere um minuto e acrescente o restante. Próximo passo é derreter a glicerina branca, depois de derretida retire do fogo e acrescente 40 ml de essência, 20 ml de extrato glicólico, 20 ml de lauril líquido e o corante até que chegue numa tonalidade de "mousse de maracujá", mexa bem para baixar um pouco a temperatura e despeje sobre a base transparente que já deverá ter formado uma película firme que não deixa que as duas bases se misturem.Depois passe um palito de madeira delicadamente entre as duas bases para que elas não se separem na hora do banho.Está pronta nossa torta, depois de fria e rígida, retire da forma e corte em fatias, rende 12 pedaços.

Imã de Geladeira Reciclável




Imã de Geladeira Reciclável

Sabonete Barra Especial de Morango c/ Frutas Vermelhas




Sabonete Barra Especial de Morango c/ Frutas Vermelhas

Material necessário: - 1/2 kg de base glicerinada transparente; - 1 kg de base glicerinada branca; (Sendo: 250g de vermelho, 250g de laranja, 250 g de verde limão e 250g de verde folha.) - 100ml de essência; (Sugestão: Morango c/ champagne, limão e frutas vermelhas.) - 40ml de lauril liquido; (Espumante) - Corante cosmético à base de água; (vermelho, laranja, amarelo e turquesa.) - 50ml extrato natural de mel; - 2 colheres das de sopa de semente natural de Colza; - 1 panela esmaltada; - Formas de bolo inglês; - 1 faca sem serra; - 1 saco plástico transparente; - 1 colher de inox ou espátula de silicone. Peter Paiva www.peterpaiva.com.br

outro sabonete 

Sabonete Morango por Tiane Fontaine


Mulher.com 02/07/2014 - Sabonete Morango por Tiane Fontaine


http://youtu.be/eRYkOM18lyQ

Pintura em Camiseta




Pintura em Camiseta

Material Necessário:

Sabonete Meia-Esfera Colorida




Meia-Esfera Colorida

Material: - 800grs de glicerina transparente - 500grs de glicerina branca (dica: pra ajudar na produção fazer ½ kg de cada cor, sendo assim pra essa receita usar ½ kg de glicerina já colorida.). - 60 ml de essência - 40 ml de extrato glicólico - 40 ml de lauril líquido - Corante cosmético - 1 panela esmaltada - forma para esfera em alumínio - forma de bolo inglês - saco plástico transparente - 1 faca sem serra - 1 colher de inox - 1 ralador de legumes - 1 fita isolante ou adesiva 

Modo de fazer: 
1ª Etapa (fazendo cores) Forre as formas de bolo inglês com saco plástico transparente deixando sobras e reserve num canto arejado. Com a faca, pique 500grs de glicerina branca, leve ao fogo na panelinha esmaltada ate derreter, retire do fogo, acrescente 10 ml de essência, 10 ml de lauril líquido, corante ate atingir a tonalidade desejada, mexa bem, despeje na forma e reserve. Faça 4 barras coloridas, uma de cada cor, com esse mesmo processo. 
2ª Etapa (montagem da forma) Depois que as barras estiverem prontas e rígidas, pegue uma cor e rale no ralador de legumes, e as demais no ralador também, mas na parte onde se faz tiras. Faça varias tiras compridas e largas. Corte um retângulo para o miolo de cada esfera, na cor escolhida e envolva com as tiras, uma de cada cor, formando um círculo colorido e em seguida pegue a forma para esfera e preencha com os raladinhos toda a parte de baixo, coloque o circulo bem no centro da esfera, e em seguida termine de preencher com os raladinhos tomando o cuidado de não exagerar para a glicerina transparente ter onde penetrar para chumbar. Faça isso em 4 formas para esfera, depois feche a forma isolando com a fita toda sua circunferência, sem deixar rugas e reserve novamente só que agora em lugar arejado pra ficar até secar. 
3ª Etapa (Finalização) Em seguida, pique a glicerina transparente, leve ao fogo para derreter na panelinha esmaltada, retire do fogo e acrescente 50ml de essência , 40 ml de extrato glicólico e 40ml de lauril líquido, mexa e espere esfriar bem, até a temperatura estar suportável. Depois, é só despejar nas formas bem devagar, preencha toda a forma e não movimente mais ate esfriar totalmente. Depois de fria e rígida, desenforme e com um pano úmido, faça o acabamento. 
Tiane Fontaine (19) 3825-1593 www.cheirodearte.com.br

Leão de Maçaneta




Leão de Maçaneta

Espantalho - Peso de Porta




Espantalho - Peso de Porta

Material: - 1 circulo de 35cm de diâmetro de tecido de algodão colorido; - 1 circulo de 13 cm de diâmetro de algodão cru; - 2 circulo de 10cm de diâmetro de algodão cru, (p/ as mãos); - 1 circulo de 5cm de diâmetro de tecido vermelho, (p/ o nariz); - 1 retângulo de 20x30cm de tecido colorido; - 2 retângulo de 6x15cm de tecido colorido, (p/ o suspensório); - 1 chapéu pequeno (tipo cachepô); - enchimento; - caneta para tecido preta; - tinta dimensional branca e preta, (tinta relevo); - 1 metro de ráfia; - +/- 500g de areia; - saco plástico, (tipo plástico para pasta, sem furos); - agulha; - linha 10; - cola quente. Obs.: Vai precisar também de alguns fuxicos, +/- uns 4 ou 5, para os detalhes finais. É interessante também que os tecidos de algodão coloridos sejam de coloridos diversificados, para evidenciar bem cada detalhe. Márcia Filigoi

GRACIOSO BORDADO



Toalha decorada com Flor de Fita - com foto (Valéria Soares)

Material:

2m de fita degradê nº5
2m de fita nº5 verde militar
3m de fita nº0 verede militar
Pérolas em dois tamanhos
Linha de meada mesclada de verde
Agulha e linha de costura
Modo de fazer a flor:

Risque 1 triângulo de um espaço de 1,3 cm, outro triangulo, faça isso 7 x, Por ultimo termina com triangulo sem espaço.
Alinhave toda a fita e franza,ajeite os bicos e uma as duas partes pelo Avesso,queime a beiradinha ,vire para o direito,e franza no meio para Fechar o miolo,coloque as pérolas.
Valéria Soares

CESTA DE BISCUIT






Cesta em biscuit - Massa biscuit espanhol - com foto (Miriam Veiga)

Cesta em Biscuit


Material Necessário:
Massa de biscuit
Estilete
Caixa no tamanho desejado
Régua
Extrusora
Tinta a óleo na cor desejada

Passo a Passo:

1)Passe a massa pela extrusora com o disco nº17. Com a tesoura cortar 26 tiras no tamanho do fundo da caixa e laterais.
Colocar sobre a caixa que vai ser trabalhada 13 tiras, uma ao lado da outra.

2) Colocar as tiras conforme figura 2
3) Levantar alternando as tiras de massa colocadas no passo anterior.
4) Colocar outra tira de massa sobre as tiras que ficaram na parte de baixo.
5) Desça as tiras levantadas anteriormente.
6)Repita o procedimento com as tiras que foram levantadas, continuando trançando até completar o fundo da caixa.
7) Terminado o fundo da caixa virar as tiras para baixo e continuar tecendo, cortar as sobras.
Espere secar e coloque o babadinho de massa para fazer o acabamento.
Se desejar, pinte da cor desejada.

Massa do Biscuit Espanhol

2 xícaras (de chá )de maizena
2 xícaras (de chá ) de cola cascorez rótulo azul
2 colheres (de sopa) de vaselina líquida
1 colher de sopa de benzoato de sódio
1 colher de sopa de estearina
1 colher de sopa de porcelanizador
1 colher de café de ácido cítrico diluído em 1/3 de xícara de água
1 colher de sopa de álcool
½ pedra de cânfora (optativa)

Modo de fazer :

Colocar tudo em uma panela tefal, misturar bem e cola com a maizena, adicionar os ingredientes aos poucos e mexendo a cada mistura . Depois de adicionado o porcelanizador ,colocar o ácido cítrico diluído na água e por último a cânfora diluída em álcool.
Cozinhar em fogo brando até formar uma bola até desgrudar inteiramente da panela .Untar a pia com o creme triesse para a mão.Sovar a massa até que ela fique uniforme. Guardar em saco plástico bem fechado para trabalhar no dia seguinte.
Melissa Masteguim
melissamasteguim@ig.com.br
www.melissamasteguim.blogspot.com




Pote coelho em feltro


Porta Ovinhos do ''Sr. Coelho de fuxicos'' - com molde (Elisete Cabral) 

PRA PINTAR E BORDAR



OI GENTE ANDO MELHOR DA DEPRÊ E HOJE RESOLVI POSTAR PRA VOCES ALGUNS ARTESANATOS QUE ACHEI LEGAIS.1000 BJS DÁRIA

PRA QUEM GOSTA DE PINTURA EM TECIDO VAI UM RISCO BEM BONITINHO COM MOTIVO DE PASCOA, PEGUEI NO WWW.BETHARTES.COM , ESPERO QUE GOSTEM

SABONETES ARTESANAIS MARAVILHOSOS!





Sabonete de chocolate e limão
Material necessário:
- 1,5 kg de base glicerinada transparente
- 50 ml de essência de chocolate branco
- 30 ml de essência de limão siciliano
- 10 ml de essência de gengibre
- 20 ml de essência de chocolate ao leite
- 60 ml de extrato natural de leite de cabra
- 1 colher de sopa de manteiga de cacau
- 100 ml de lauril líquido
- corante cosmético à base de água nas cores amarelo e turquesa
- 50 g de chocolate meio-amargo em barra
- 2 panelas esmaltadas
- 2 espátulas de silicone
- 2 bacias plásticas - forma plástica retangular
- batedor de claras
- dosador - fogão elétrico

Modo de fazer:
- Corte a base glicerinada em pequenos cubos.
- Derreta os cubos em uma panela esmaltada em um fogão elétrico, para manter a temperatura exata paraeste tipo de trabalho. Demora uns 10 minutos.
- Separe umas 250 g da glicerina. Tampe o resto para não criar nata.
- Acrescente chocolate meio-amargo, que derrete logo, e mexa um pouco.
- Coloque 20 ml de lauril, para fazer bastante espuma.
- Pegue o pano e coloque na caneca para abafar e não secar.

- A próxima etapa é temperar a glicerina que ficou na panela. No dosador, misture essências de chocolate branco, limão e gengibre. Jogue na panela.
- Acrescente essência de leite de cabra, que é indicada para pele seca, e manteiga de cacau.
- Como os produtos oleosos cortam a espuma, é necessário colocar um pouco mais de lauril.
- Divida em duas bacias: em uma, coloque uns 30% - vai ser a parte verde. Na outra, o restante, que será a parte branca.
- Para fazer o verde, coloque gotas de corante turquesa misturadas com corante amarelo. Vá combinando até conseguir a cor verde-limão.
- Para trabalhar a parte branca, use outra espátula para não misturar as cores.
- Mexa mais a bacia que tem maior quantidade de glicerina. Assim, as duas vão chegar no mesmo ponto de viscosidade.
- Com um batedor de claras, mexa bastante para deixar a mistura aerada. Reserve.
- Bata também a parte verde., com outro batedor.
- O ponto ideal é quando a mistura fica cremosa, em ponto de mingau.

- É hora de misturar as bases em uma fôrma plástica. Coloque devagar e o verde se une ao branco.
- Pegue a base de chocolate que estava reservada e ponha na fôrma. Aos poucos, perfure um pouco a massa para criar um efeito especial.
- Deixe em local plano e arejado por duas horas ou no congelador por 15 minutos.
- Tire da fôrma e corte os sabonetes no tamanho desejado.

Custo por pedaço: R$ 2,50
Preço sugerido para venda: R$ 7

Peter Paiva



Sabonete em Barra Melancia - com foto (Tiane Fontaine)

Material:

1kg de glicerina transparente ou branca
1kg de glicerina branca
160 ml de essência de melancia
120 ml de lauril líquido
100 ml de extrato glicólico de Limão
Corante cosmético nas cores: vermelho, amarelo e azul
Tubo de PVC de 3 polegadas com 25 cm de comprimento e terminal
Tubo de PVC de 4 polegadas com 25 cm de comprimento e terminal
Sementes desidratadas
Colher de inox ou espátula de silicone
Faca
Tábua de carne
Medidor
Garfo
Panela esmaltada
Fogão elétrico
Modo de fazer:

Pique 1 kg de glicerina transparente em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 80 ml de essência de melancia, 60 ml de lauril líquido, 50 ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético vermelho, mexendo até deixar a mistura homogênea. Em seguida, despeje no cano de PVC de 3" que deverá estar lavado e bem limpo, e já lacrado com o terminal.
Após a glicerina da 1ª etapa estar fria e rígida, vamos desinformá-la, pegar o garfo e raspar toda sua volta, para que a segunda etapa grude nela e não se solte, em seguida vamos colocá-la no centro do tubo de PVC de 4" que deverá estar limpo e lacrado com o terminal.Reserve.
Pique 1 kg de glicerina branca em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 80 ml de essência de melancia, 60 ml de lauril líquido, 50 ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético nas cores amarelo e azul, a olho, misturando as duas cores até chegar no tom de verde desejado. Misture tudo muito bem e despeje na forma já preparada da segunda etapa. Depois é só esperar esfriar e ficar rígida para desinformar, uma dica é esperar de um dia para o outro para que a glicerina retraia um pouco e desinforme mais fácil. Corte em rodelas de 2cm, irá render 10 pedaços, que deverão ser cortados ao meio e depois colocado as sementes um a um para finalizar.
Tiane Fontaine
www.cheirodearte.com.br

Sabonetes artesanais que são o máximo!!!




Barrinhas de cenoura - com foto (Peter Paiva)


Material necessário:
· 1 kg de glicerina transparente
· 1kg de glicerina branca
· 40ml de essência de Chocolate
· 40ml de essência de Grape Fruit
· Corante cosmético a base de água nas cores laranja, marrom, turquesa e amarelo.
· 50ml de extrato glicólico de cenoura
· 80 ml de lauril líquido
· 1 panela esmaltada
· Formas retangulares
· Formas de cenoura em acetato ou silicone
· 1 faca sem serra
· Fatiador de legumes
· Saco plástico transparente
· 1 colher de inox comum ou espátula de silicone

Modo de Fazer:
Com a faca pique a base glicerinada branca, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor, quando a glicerina estiver em estado liquido, retire do fogo,
Para este sabonete você precisará de 250gr de laranja (formas de cenouras), 150 gr de verde escuro (base retângulas), 250gr de verde limão (base retangular), 250gr de branco (base retangular) e 100g de marrom (base retangular) para fazer estas barra você vai precisar de fracionar uma quantidade de cada vez e acrescentar o corante até que ficar com a cor desejada, de preferência, cores vivas, depois de misturado, coloque 10ml de essência para cada cor , mexa novamente, despeje nas formas respectivas e reserve até que solidifique e assim faça todas as bases.
Assim que as barras estiverem secas, corte as bases, verde limão e verde escuro em tiras compridas e em seguida em cubinhos pequenos, a base branca e a base marrom passe no fatiador de legumes para fazer fios de glicerina e reserve.
Após preparar as bases, coloque na forma pré-preparada com o plástico transparente os cubinhos verde limão mesclando com verde escuro cobrindo todo o fundo da forma, em seguida coloque por toda parte ao fios brancos alcançando até a metade da altura da forma, posicione as cenouras de glicerina laranja intercalando entre espaços iguais de aprox. 2cm, em seguida passe os fios de glicerina marrom entre as cenouras e esta pronta a montagem da barra, reserve em um bancada plana e arejada.
Com a faca pique a base glicerinada Transparente em cubos, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor, quando estiver em estado liquido, retire do fogo.
Acrescente a essência, o extrato e o lauril, misture muito bem para que fique homogêneo e espere esfriar até que fique morno para que não derreta os fios de glicerina que são muito frágeis ao calor da glicerina.
Despeje na forma bem devagar para que não desmanche o que esta preparado, preencha toda a forma e não movimente mais, até esfriar totalmente e solidificar.
Quando estiver pronta, desinforme corte em pedaços e para comercializar não esqueça de embalar com o celofane BOPP e coloque a etiqueta indicativa de segurança.

Coelho porta ovo de Páscoa em crochê



Será que ainda dá tempo de fazer?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

ARQUIVO DO BLOG