Tradutor 2

Seguidores

Tradutor






English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pintura em Telha de Cerâmica

Estas fotos achei no orkut em AS ARTES DO CICA





Mais algumas ideias de modelos que achei por aí:





------------------------------------------------------------------------------------
Modelo do passo a passo



Se quiser assistir ao video da aula acesse:

www.programaartebrasil.com.br

depois vá em Passo a Passo,
depois clique no calendário no dia 20.10.2009 e clique em assistir esta aula.


Técnica: Pintura em Telha de Cerâmica

Pintura em Telha de Cerâmica - Helenice Carvalho

Artesão (a): Helenice Carvalho
Exibição:
20.10.2009
Contato: (11) 2442-7447
Site:
www.arteemtelhas.blogspot.com
Materiais:
Telha plana
Pedra para amolar faca
Palitos de picolé
Massa para biscuit nas cores marrom, verde e amarelo
Hidro betume
Goma laca indiana
Tinta acrílica ou P.V.A. nas cores branco, amarelo claro, verde escuro e verde claro.
Papel cartão
Cola branca
Arame galvanizado
Massa de epoxi
Pincéis de cerdas macias nº 00, nº 10, n° 14 e n° 22.
Rolinho de espuma
Coador de chá
Esteca para biscuit.
Verniz acrílico
Tinta relevo nas cores amarelo e branco
Régua
Passo a passo:

A) O preparo da telha
1- lixar a telha com lixa grossa (tipo pedra para amolar facas) em toda a sua volta para eliminar a superfície cortante e evitar acidentes e limpá-la com um pano úmido para retirar o pó.
2- aplicar 2 ou 3 demãos de tinta pva ou acrílica branca, usando o rolinho de espuma. Esperar a secagem entre as demãos. O tempo da secagem dependerá da temperatura do dia e do vento.
3- se houver imperfeições na telha, cobrir com biscuit ou com massa corrida o local.
4- efetuar o trabalho na telha.

B) A execução do trabalho
Obs: todas as colagens executadas na telha, tanto dos palitos, do papel cartão, bem como dos itens de biscuit, foram realizadas com cola extra (rótulo azul - usada na confecção de biscuit)
Telha usada: telha plana (parte côncava)
O gancho para pendurar a telha: deve ser feito com um arame que não enferruje e é aplicado sobre a telha com resina epóxi. Deixe secar de acordo com as instruções da embalagem do produto (epóxi) para que o gancho fique firme e seguro.
Pintura da telha: Pintar a telha com tinta acrílica ou pva na cor escolhida (no caso amarelo claro)usando o rolinho de espuma ou pincel largo e macio (22), aguardar a secagem. Se precisar, dê mais uma demão.
Gramado na parte de baixo: use um pincel bem fino e macio (n°00) para fazer longos fios de grama. Mergulhe o pincel na tinta verde e, de baixo para cima, faça a grama de modo que o fio termine bem fino em cima.
Com um pincel macio (nº 6) mergulhe a ponta na tinta verde mais escura e retire o excesso num pano ou papel toalha.
Vá dando leves batidinhas na parte debaixo da telha cobrindo algumas partes dos fios de grama, assim você formará um gramado. Agora com uma tinta verde mais clara e usando o mesmo pincel anterior repita as batidinhas de modo que elas fiquem mais espaçadas em relação as anteriores. A tinta mais escura usada primeiro dará uma idéia de sombra e a mais clara dará uma idéia de luz.
Com pinguinhos de tinta relevo pode-se desenhar algumas florzinhas em cima deste gramado, caso deseje.
Cerca de madeira: sobrepor (colar) uma parte de um palito sobre outro de modo que o tamanho final coincida com a largura da parte inferior da telha (fazer 4 unidades). Duas duplas de palitos são colocados juntos em cima e as outras duas em baixo para formar a estrutura da cerca. Sobre esta estrutura cole de 2 em 2 palitos, dando um espaço para os próximos, até que tenha colado 5 duplas. Assim a cerca fica pronta.
Após seca, pinte-a com hidro betume, previamente impermeabilizada com goma laca indiana, usando um pincel macio (nº14). Se desejar uma cerca de outra cor, pinte-a com tinta acrílica na cor desejada.
Janela de madeira: Como a janela tem um formato arredondado os palitos são cortados em duplas (de um mesmo tamanho) e em ordem crescente das laterais para o centro. Para que a janela fique num tamanho maior, corte mais um fileira de palito, agora todos do mesmo tamanho e em número proporcional aos anteriores e cole logo abaixo. Pinte a janela na cor desejada com tinta acrílica ou conforme o modelo onde foi usado hidro betume (processo idêntico ao da cerca).
A emenda formada pelos palitos é coberta colando-se um rolinho de biscuit sobre ela. Fazer um outro rolinho e colar na parte de cima para dar simetria.
Floreira na janela: fazer um rolo de biscuit marrom compatível com a largura da janela e achatá-lo. Com uma esteca ou com um rolinho (com desenho de tijolo) fazer os tijolinhos. Este rolo de biscuit é colado na parte inferior da janela.
Graminha da janela e as flores: a graminha é feita com a massa de biscuit verde e uma peneirinha de coar chá. Aperte a massa do lado de dentro da peneirinha e a grama sairá pronta do outro lado. Corte com uma régua ou esteca e cole sobre a janela. Sobre a grama cole florzinhas de biscuit (podem ser feitas à mão ou em forminhas).
A sustentação do Telhado: feita com papel cartão duplo de modo que a parte superior da telha fique fechada. Acima do mesmo (na parte posterior) coloque duas porções de massa de biscuit (arredondadas) uma de cada lado sendo que estas garantirão a sustentação do telhado que será colocado em seguida.
O telhado: é preparado com um tamanho proporcional a largura da telha na parte superior. Ele é montado (colado) com palitos em cima de um papel cartão e depois colado em cima das duas bases citadas anteriormente.
Esta colagem se dará no sentido de que o telhado fique inclinado para frente, lembrando um telhado normal de uma casa. Para um melhor acabamento finalizar a parte mais superior do telhado colando um rolo de biscuit marrom de uma extremidade a outra.

Depois de seco é só envernizar com verniz acrílico ou verniz geral e pendurar para enfeitar o ambiente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...