quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bumerangue


Receita retirada do Programa Mulheres da rede Gazeta

Bumerangue

Custo: R$ 0,50
Venda: R$ 1,50

Materiais:
Tesoura de ponta redonda


Caneta ou lápis

Giz de cera

1 folha de papel cartão de espessura acima de 70 g por m2

1 desenho da forma do bumerangue


MODO DE FAZER

1- Começará com um desenho de uma forma pré-definida, geralmente é um de três asas (conhecidos como estrelinhas) pode ser qualquer um desde que tenha asa um pouco larga isso facilita a execução e depois fica mais fácil para fazer voar.



2- Fazemos o desenho e assim que estiver completo, iniciamos então a pintura deste bumerangue, com giz de cera, pinturas úmidas levam muito tempo para secagem e isso estraga a brincadeira, pois teremos de aguardar até a cura final para depois começar a brincar.



3- Uma vez que esteja pintado, iniciaremos o corte do modelo e a finalização, ou seja, corte e vincamento deste modelo para que ele venha a voar.



4- Agora que ele está pronto, vamos iniciar o vincamento deste bumerangue para que ele possa voar, em uma das bordas inicie um movimento de dobra de +- 0,5 cm, mas não complete, apenas vai ficar marcado onde estará o vinco e a asa estará convexa, repita a operação nas outras duas.



5- Estando vincadas as três asas, o próximo movimento será de elevar as asas para que elas fiquem côncavas, e estará pronto seu bumerangue. Uma leve torção como se estivesse acelerando uma moto em cada asa.



6- A brincadeira então poderá ser iniciada, mire um ponto à altura de seus olhos e mantenha uma distancia de pelo menos 5 m do alvo (fictício ) e arremesse o bumerangue em pé na direção desejada,. Nunca atire seu bumerangue em direção de pessoas e animais.



7- Uma vez observada a regrinha básica de segurança, a brincadeira poderá ser iniciada, pode ser utilizado sem qualquer restrição por serem de papelão os impactos não causam ferimentos e por qualquer pessoa, os demais tipos de materiais disponíveis como plásticos e madeiras estes em especial somente devem ser utilizados em áreas abertas. Como praças, parques e campos.



8- O bumerangue de papelão descreverá uma curva da direita para a esquerda (isso para os destros) voltando ao arremessador, e da esquerda para a direita (quando for canhoto).



9- Para regulagem de um bumerangue de canhoto repita a operação agora nas asas do bumerangue, mas na área interna ( a que esteja voltada a borda para a mão esquerda... a regulagem será igual aos de destro, mas agora as dobras estarão sendo executada na parte interna do bumerangue.



10- Os arremessos serão sempre a frente e com o bumerangue em pé, isso garante o funcionamento perfeito da peça e brincadeira será sempre saudável.


Aprender a arremessar certo
Posição do jogador em relação ao vento


Com um mínimo de atenção nas condições do local e no tipo do seu bumerangue, vai ser mais facil evitar erros na hora do lançamento. Antes de mais nada, procure notar qual a direção da brisa ou vento e se posicione com seu lado esquerdo para ele( isso para os destros ) e com seu lado direito ( para os canhotos), em um ângulo de 90 graus com relação a brisa no local.


Em relação a brisa, o bumerangue deve ser lançado em um ângulo de 45graus ou igual a esta barra ( / ) para os destros e esta barra ( ) para canhotos. Há casos em que este ângulo pode ser ainda maior, oscilando ate 90 graus ou totalmente em pé ( l ), quando em dias de vento forte, fazendo com que na hora do lançamento o vento incida perpendicularmente no bumerangue. Isso vai garantir que a aerodinâmica do modelo o devolva em seguranca para suas mãos!


Mas uma observação importante , o bumerangue sempre deve ser segurado com a parte pintada voltada para você, isso garante um arremesso em condições seguras sempre.


* Teixeira Curti – artesão de bumerangues

(11) 4167-4705 / (11) 9225-7837

www.boomerangs.com.br ; www.boomerangbrasil.com.br

POSTAGEM EM DESTAQUE

Bico em crochê TULIPAS

Inscreva-se no canal e clique no sininho para receber todas as novidades! Bico em crochê TULIPAS #DESTRO - CROCHÊ 93 Este bico de croc...

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG