Seguidores

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PINTURA EM VIDROS DE CONSERVA




RETIRADO DO http://www.pintandofacil.com.br/

VIDROS DE CONSERVA DECORADOS

MATERIAIS:

• Tinta Decorfix 150 Brilhante nas cores: branco, amarelo ouro, amarelo açafrão, vermelho fogo, vermelho topázio, rosa opalina, laca magenta, violeta, azul cyan, azurita, azul turquesa claro, verde malaquita, verde musgo e verde esmeralda.
• Tinta Decorfix 150 Fosca base branca
• Tinta Decorfix 150 para canetar na cor preta
• Médium Retardador

• Frascos de vidro
• Fita crepe
• Pincel pata de vaca
• Pincéis de pêlos macios, chatos e redondos pequenos
• Pincel linner
• Pano de limpeza e álcool

1. Limpe bem o frasco de vidro lavando-o com água e detergente, enxugue bem e passe um paninho com álcool para retirar todo resíduo de gordura.
2. Coloque a fita crepe numa altura de aproximadamente 10 cm em toda volta do frasco.
3. Com o pincel chato de pêlos macios aplique duas a três demãos de base fosca branca da Decorfix 150, intercalando secagem por pelo menos meia hora entre cada demão.
4. Risque a peça desenhando o motivo desejado ou transfira-o com papel vegetal e carbono.
5. Inicie a pintura do motivo pelas flores, utilizando os pincéis de pêlos macios. Pinte primeiro as pétalas das flores. Utilize sempre uma cor mais clara para o fundo e outra mais escura para a sombra e misture essa cor (a mais claro) com umas gotinhas de Médium Retardador, para que a tinta não seque muito rápido. Por exemplo: pinte as pétalas da flor com o amarelo ouro (misturado com o retardador) utilizando um pincel chato de pêlos macios. Antes que essa cor seque, "bata" com o pincel pata de vaca a cor amarelo açafrão (que é mais escuro). Dê leves batidinhas mesclando as cores.
6. Repita o mesmo procedimento para pintar o miolo da flor, utilizando os dois tons de vermelho. Lave os pincéis com água sempre que trocar as cores de tintas. Pinte as folhas com as cores verde malaquita (que é o tom mais claro e deve ser misturado com uma gotinha de Médium Retardador) e verde esmeralda (mais escuro).
Para cada área pintada com os diferentes desenhos de flores, repita o mesmo procedimento.


7. Deixe que as flores e folhas pintadas sequem antes de pintar os fundos de cada motivo. Repita o mesmo procedimento colocando primeiro a cor mais clara e depois a cor mais escura, batendo com o pincel pata de vaca. Varie as cores de fundo com os tons de azul, violeta e verde.
8. Após secagem da pintura dos motivos (por pelo menos 2 horas), contorne-os com a tinta para canetar preta e o pincel linner. Aguarde secagem completa por 24 horas.
9. Após secagem completa da pintura (24horas), leve o frasco de vidro para fixar a pintura em forno doméstico, por 30 minutos, na temperatura de 150 graus. Espere o vidro esfriar no forno fechado e somente depois de frio retire-o do forno.

Dicas de Aplicação e Queima:

1. Antes da pintura:

Limpe muito bem as peças que serão pintadas lavando-as com água e detergente, enxugando bem e limpando em seguida com álcool. Retire todos os resíduos de gordura, inclusive das mãos

O uso de vinagre entre a lavagem com água e sabão e a aplicação do álcool para desengordurar é indicada para deixar a superfície levemente mais porosa e, dessa forma, mais fácil de receber a tinta.

Misture muito bem as tintas dessa linha antes de utilizá-las. Utilize um palito e remova todo o pigmento que fica depositado no fundo do frasco. Esse "fenômeno" chama-se sedimentação e corresponde ao depósito do pigmento (que é mais pesado) no fundo do frasco. Ele é mais comum em tintas líquidas e com pigmento branco - quanto mais líquida a tinta e dependendo da quantidade de branco, mais se observa esse efeito. Isso não significa que a tinta não esteja boa para uso, ela apenas precisa ser bem misturada. Observação: não basta agitar o frasco, é necessário remover o pigmento do fundo com o palito.


2. Durante o trabalho:
Prefira utilizar pincéis de pêlos macios, próprios para pintura de vidros e porcelanas.

Como as superfícies mais utilizadas com essa linha são lisas e não aderentes, é comum que fiquem marcas das pinceladas. Evite movimentar demais os pincéis e procure fazer aplicações mais precisas, com poucas pinceladas.

Utilize um cotonete levemente umedecido ou um borracha de pintura para retirar possíveis excessos e borrões da pintura enquanto as tintas ainda estão úmidas.

Para fazer sobreposições, traços, e contornos, aguarde secagem completa da tinta que foi aplicada inicialmente antes de aplicar a seguinte. Quanto mais tempo secar, fica muito mais fácil trabalhar.

Essa tinta não deve ser utilizada sobre a camada anterior não completa seca. Ou trabalha-se em seqüência, com as sobreposições de cores ou se aguarda a secagem completa para aplicar uma segunda demão.


3. Queima das peças:
Aguarde secagem completa das tintas dessa linha ao ar por 24 horas antes de levar as peças para a queima.

Coloque as peças pintadas e secas (por 24 horas) no forno doméstico e ligue-o na temperatura de 150 graus. Aguarde cerca de 10 minutos até que o forno atinja essa temperatura e feche a porta. Conte mais 35 minutos a partir desse momento e desligue o forno.

Deixe que as peças esfriem dentro do forno fechado antes de retirá-las.


4. Limpeza e conservação das peças:
As peças pintadas com a linha Decorfix 150 pode ser lavadas após a queima, tanto manualmente como em máquina de lavar louça.

No caso de louças que serão utilizadas para fins domésticos, evite pintar nas áreas em que o alimento será colocado, como no centro dos pratos e na parte interna de canecas, vasos, xícaras, copos etc.

Um comentário:

  1. TRABALHO MUITO LINDO E PRÁTICO...ADOREI AS DICAS TAMBM...ABRAÇÃO!!!!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...